Focando na Noticia!

Agoracontece.blogspot.com.br

terça-feira, 16 de abril de 2013

Alemães querem investir em energia, saúde e ZPE no Piauí

Imagem: web.

Uma reunião marcada pelo interesse e pela objetividade. Assim foi o encontro do governador Wilson Martins com o Brazil Board, comitê de empresários criado pela Federação Alemã da Indústria (BDI, na sigla em alemão)

 para cuidar dos interesses do empresariado local na relação com o Brasil. Os empresários destacaram a grande prioridade que representa o Brasil, país onde acreditam que podem ter maior presença. E querem definir com o Governo do Piauí uma pauta de interesses comuns.

“Temos interesses e queremos ser objetivos estabelecendo projetos que atendam ao objetivos das duas partes”, disse Stefan Zoller, presidente do comitê Brazil Board. Por sugestão do governador Wilson Martins, ficou estabelecido um prazo de 30 dias para uma nova discussão entre as duas partes, visando à definição bem pragmática dessas prioridades.

A reunião começou com uma explanação de Wilson, destacando as potencialidades do Piauí, os investimentos realizados ou em execução (sobretudo em infraestrutura), e os incentivos oferecidos como atrativos. Os empresários destacavam algumas áreas como importantes, em especial os setores de saúde (incluindo infraestrutura hospitalar e laboratórios farmacêuticos), e o de produção de energia alternativa, área onde a Alemanha tem larga experiência. Outro interesse foi a ZPE de Parnaíba.

Conforme revelou Zoller, a grande maioria dos empresários alemães interessados no Brasil deseja estabelecer uma joint venture. Esse sistema consiste em ter um sócio local, parceria que ajuda no estabelecimento e viabilidade da nova empresa em um cenário desconhecido.

Os membros do Brazil Board fizeram questionamentos sobre o sistema de impostos do Brasil, bem como sobre a disponibilidade de crédito e a burocracia do país. Wilson detalhou cada ponto, despertando muita atenção quando falou dos recursos disponibilizados pelo BNDES e bancos regionais como o Banco do Nordeste, visando o estímulo da produção o país.

Um grupo de empresários alemães estará no Brasil na primeira quinzena de maio, com uma agenda já definida para Brasília e São Paulo. Já está sendo discutida a possibilidade de representantes do Piauí se deslocarem até uma das duas cidades para avançarem nas conversações sobre investimentos no Estado.

BMW quer instalar fábrica de motos
Outro encontro importante do governador Wilson Martins na curta passagem por Berlim foi com diretores da BMW, tradicional empresa alemã da área de carros e motos. A BMW tem interesse em abrir uma fábrica de motos no Brasil e por isso quis o encontro com o governador do Piauí.

O encontro aconteceu na sede da DBI, a Confederação Alemã da Indústria. A intenção, no início, é constituir uma fábrica no sistema CKD, em que as peças das motos são enviadas da Alemanha para o Brasil, onde as motos são montadas. Esse sistema, tradicional no processo industrial, viabiliza a rápida instalação da fábrica, enquanto é instalada uma fábrica com maior nível de nacionalização e integralização dos processos industriais.

Cidadeverde.com
Edição: Proparnaiba.com

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator do blog.

DÊ A SUA OPINIÃO:


Twitter
Twitter Twitter