Focando na Noticia!

Agoracontece.blogspot.com.br

Foco nas Ruas

Noticias do seu cotidiano.

Foco na Cidade

Todas as Noticias da Cidade você vai ver aqui!

Foco no Litoral

Fotos de nosso litoral.

Foco no Piauí

Noticias de todo o Piaui

Foco no Brasil

Noticias Nacionais.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Palácio para Deus?

Foto: Obras do "Templo de Salomão da IURD, em SP
O Antigo Testamento está repleto de passagens que reiteram a importância do Templo para os israelitas. Para ele eram levadas as ofertas e sacrifícios. Nele o povo se reunia para adorar a Deus. Davi sonhou em construí-lo, mas foi Salomão que concluiu a obra, o que lhe rende grande fama até hoje. O templo era o centro do culto a Deus no Antigo Testamento, mas ao que parece essa visão ainda está presente em muitas igrejas atualmente.

Prova de que a centralidade do templo anda em alta no meio do povo cristão está patente aos olhos de quem contempla as megaconstruções, às vezes sem fim, de igrejas. A justificativa está quase sempre amparada em textos bíblicos do AT. No final das contas, quase todo o dinheiro arrecadado que sobrou das despesas fixas teve como destino a conclusão da obra (do templo, não de Deus).

Poucas heresias têm sido tão bem sucedidas como esta, que se tem disseminadoentre as mais diferentes denominações sob o disfarce de glorificação do nome do Senhor, “que é santo, grande e belo, e por isso merece um palácio”, como alguns gostam de dizer. Na verdade, o que está por trás desse anseio que muitos líderes têm por ver suas casas de oração impecavelmente acabadas é a velha e conhecida vaidade, que causou a queda do homem e de Satanás e ainda faz estagnar ministérios limitados às quatro paredes, impecavelmente pintadas, por sinal.

Já perdi as contas de quantas vezes ouvi o mesmo discurso em torno do templo. Campanhas e mais campanhas são feitas para terminar aquela parte ali e começar aquela acolá. A coisa vira uma bola de neve e nunca tem fim. Os crentes se empolgam em torno da mais recente obra eclesiástica inaugurada, dão glórias a Deus e motivam-se ainda mais a contribuir para a conclusão do Palácio para o Rei dos reis.

Enquanto isso, a crise humanitária nas mais longínquas regiões do planeta, ou ali mesmo na esquina, passa despercebida. A seca, a violência urbana e a miséria na favela ao lado são assuntos retóricos, e se o Poder Público não faz, não se deve responsabilizar as igrejas. Fotos de missionários implorando por auxílio financeiro enfeitam as paredes do templo, e ex-drogados, ex-presidiários e ex-doentes são trazidos à baila com seus testemunhos para refrigerar nossas consciências e comprovar que a igreja está fazendo a coisa certa.

O discurso até pode variar, mas a prática é quase sempre a mesma. Algumas moedas para as agências missionárias carentes, um discurso retaliador a obras sociais supostamente ancoradas na Teologia da Libertação e o carnê da construção no bolso, e deste pro gazofilácio. Afinal, Deus é maravilhoso, e merece mármore, granito e, se possível, um santo dos santos como o que está descrito na Bíblia. E não se pode esquecer os bancos confortáveis para os membros fieis (leia-se dizimistas), ambiente climatizado para aumentar o conforto dos filhos da promessa e um púlpito digital para otimizar a mensagem pregada.

Onde é que estamos, Senhor? Que santidade é essa que pregamos que faz do supérfluo prioridade e transforma missionários em pedintes? De que parte do discurso de Jesus aprendemos que tu te importas mais com templos que com vidas?

Não estou aqui propondo que as igrejas deixem de investir completamente em seus edifícios, nem afirmando que comprar aparelhos de ar condicionado ou bancos acolchoados seja sempre futilidade. Sei muito bem que cada comunidade tem seu contexto e suas necessidades específicas. Estou perguntando a você e a mim mesmo, que somos a Igreja, onde estamos colocando nossos dízimos e ofertas. E presumo que a resposta não seja a mais satisfatória.

Pergunto-me se quando Cristo voltar as paredes dos templos irão encontrar com ele nas alturas juntamente com a Igreja. Acho que não. E tenho cá minhas dúvidas de que se trata de cegueira espiritual. Está mais para leviandade, comodidade e vaidade. E ouso afirmar que a Igreja será rigorosamente cobrada pela forma como tem tratado questões bíblicas urgentes e prioritárias.


“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos. Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna”. Mt 25:41-46.

Fonte: Bereianos

Prefeito de Parnaíba contrata sem licitação a empresa FCK Concreto e Instalações por R$ 1,3 milhõe

O prefeito da cidade de Parnaíba, Florentino Alves Veras Neto (PT), contratou sem licitação a empresa FCK Concreto e Instalações Ltda por R$ 1.376.976,25 (hum milhão trezentos e setenta e seis mil novecentos e setenta e seis reais e vinte cinco centavos) com o objetivo de manter em funcionamento o sistema de iluminação pública do município. Pelo visto deve ter passado um furacão pela cidade, já que o prefeito vai gastar essa fortuna para manter a cidade iluminada.

Extrato do contrato
O contrato foi publicado no Diário do Município dia 26 de abril e homologado pelo secretário de Serviços Urbanos, Paulo Roberto Barreto de Meireles, no dia 25 de março desse ano. Pelo montante em questão, é de se estranhar que a prefeitura ao invés de realizar um processo licitatório tenha contratado a referida empresa com dispensa de licitação. É também estranho não constar o CNPJ da FCK Concreto e muito menos o endereço da empresa. Mais estranho ainda, é que no contrato não diz a duração do mesmo. Ou seja, quando começa a execução do serviço e nem quando termina.
Outro lado
Procurado na sexta-feira (24) pelo Portal Viagora para esclarecer por quais motivos a empresa FCK foi contratada sem licitação, o prefeito do município não atendeu às ligações.

No mesmo dia a reportagem entrou em contato com o secretário de Governo, Pedro Pinto, e com o Secretário de Fazenda, Paulo Cardoso, que não quiseram comentar sobre o caso.
Na tarde de ontem (28), em contato com o secretário de Serviços Urbanos, Paulo Roberto, que não poderia responder ao questionamento, pois o processo foi feito pela prefeitura. No entanto, ao ser informado de que o contrato foi assinado por ele, disse que não poderia falar mais nada e encerrou a ligação.

Fonte: Blog do B.Silva/ *Com informações do Portal Viagora(Gp1)

UFPI lança edital para o segundo semestre, mas não traz vagas para medicina em Parnaíba

Reitor da UFPI Arimatéia Dantas
Ainda não foi desta vez! Anunciado anteriormente com alarde o curso de medicina para o segundo semestre de 2013, a UFPI (Universidade Federal do Piauí) não ofertará vagas para o curso de medicina que está sendo implantado em Parnaíba.
 Todos querem o curso de medicina em Parnaíba e alardearam que seriam disponibilizadas 40 vagas, sendo 40 já no segundo semestre de 2013 e a cada semestre mais 40 universitários seriam admitidos. O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor doutor José Arimatéia Dantas, disse que a aprovação do curso de Medicina para Parnaíba, a partir de 2013, é resultado do trabalho e da UFPI em parceria com a Prefeitura de Parnaíba e a Câmara Municipal deste município. O empresário Chagas Fontenele fez a doação de um terreno localizado às margens da Avenida Francisco Borges, há cinco quilômetros do aeroporto. O reitor informou ainda que o terreno já estaria sendo urbanizado e murado, além de existir o compromisso com a Prefeitura de fazer a pavimentação da área. Ele assegurou que as providências para o início do curso de Medicina já estariam sendo adotadas para que a primeira turma inicie já neste ano.
O Ministério da Educação (MEC) autorizou em 2012 a criação do curso de Medicina para o Campus de Parnaíba em projeto aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da UFPI desde 2006.  No orçamento de 2013, estão disponibilizados 6,5 milhões de reais em recursos para a continuidade da política de expansão de cursos e vagas no ensino superior.O curso foi autorizado pelo MEC com aprovação de 80 vagas anuais para o campus de Parnaíba.
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde de Parnaíba, segundo informações do Governo do Estado seria o Hospital Universitário da UFPI em Parnaíba.
O Curso de medicina em Parnaíba é um caso “sui gêneris”, todos querem, o governo federal já liberou recursos, tem hospital escola, imóvel para implantação, emendas de deputados disponibilizando recursos, etc. Tem tudo, mas não tem o cumprimento da palavra empenhada.

Agora para conferir que tudo não passou de falácia  veja o que UFPI oferece; São 2.424 vagas para o segundo período de 2013, nenhuma para medicina em Parnaíba.  Agora fica a pergunta: O que essa gente vai dizer aos parnaibanos? 

Fonte: Blog do B.Silva/ Com informações do Jornal da Parnaíba

VATICANO CORRIGE PAPA FRANCISCO: Ateus vão para o inferno

Papa Francisco havia dito que mesmo os ateus podem se salvar, desde que realizem boas ações.

Após o papa Francisco dizer ao mundo que mesmo os ateus podem ir para o céu, o Vaticano divulgou um comunicado: ateus ainda vão para o inferno.

O Vaticano emitiu esta semana “nota explicativa sobre significado de ‘salvação”, após a mídia noticiar que o papa Francisco “prometeu o céu a todos engajados em boas ações”, incluindo os ateus.

Em resposta às matérias publicadas em sites e jornais, o Rev. Thomas Rosica, porta-voz do Vaticano, disse que pessoas que conhecem a Igreja Católica “não podem ser salvas” se “recusarem-se a entrar nela ou fazer parte dela”.

(Ou seja: ateus ainda estão indo para inferno se não aceitarem Jesus Cristo como Senhor e Salvador.)
O porta-voz também disse que o papa Francisco não tinha “intenção de provocar um debate teológico sobre a natureza da salvação” na sua homilia na última quarta-feira.

A confusão teológica começou após o líder de 1,2 bilhão de católicos romanos no mundo declarar em sua mensagem que ateus iriam desfrutar da salvação se fossem boas pessoas. O papa Francisco disse:

“O Senhor redimiu a nós todos, a todos, pelo sangue de Cristo: todos nós, não apenas católicos. Todos! “Padre… os ateus também? Mesmo os ateus?” Todos!”

“Fomos criados filhos à semelhança de Deus e o sangue de Cristo redimiu a nós todos! E todos temos o dever de fazer o bem. E esse mandamento para todos fazermos bem, penso ser um belo caminho para a paz. 

Se nós, cada um fazendo a sua parte, fizermos o bem uns aos outros, se nos encontrarmos lá, fazendo o bem, então iremos gradualmente criando uma cultura de encontro. Devemos nos encontrar na prática do bem. “Mas eu sou ateu, padre. Eu não creio…” “Faça o bem e nos encontraremos lá.

Por Examiner. Tradução: Walter Cruz

Vice-governador Zé Filho não possui muita popularidade entre os eleitores e o PMDB cogita lançar Marcelo Castro ao Governo

O PMDB discute a possibilidade de lançar o nome do deputado federal Marcelo Castro ao governo do estado em 2014, no lugar do vice-governador Zé Filho. 

Além de estar bastante abalado com a morte dos pais, o vice-governador não possui muita popularidade entre os eleitores.

O partido irá iniciar o período de consultas internas para discutir  um provável substituto para Zé Filho. 

Marcelo Castro já deixou claro que o partido não abre mão de ter um candidato próprio ao governo do estado em 2014.

Por: Lídia Brito/180Graus

Nucepe anuncia concurso para o Corpo de Bombeiros do Piauí

O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) irá organizar o concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí. O concurso terá 110 vagas de nível médio e superior.

De acordo com o governo do Estado, o edital do concurso com todas as informações, sobretudo no que diz respeito às datas, programação e inscrições, será divulgado até o início do segundo semestre de 2013.

Até o momento, serão disponibilizadas 100 vagas para soldado (nível médio) e 10 para oficial (nível superior em qualquer área).

Os salários são de R$ 3 mil e R$ 4 mil, respectivamente.

Portalaz.com
Edição: Proparnaiba.com

Lula ontem e Lula hoje

Mulher chefe de quadrilha em Parnaíba oferecia prêmios a quem matasse policiais

Ticiana de Souza Costa, 35 anos, acusada de tráfico de drogas, e presa pela policia militar na Rua Santa Rita de Cássia, Bairro Alto Santa Maria, em Parnaíba, ela estava sendo investigada inclusive por oferecer prêmios a traficantes que matassem policiais militares. 

Segundo o tenente coronel Raimundo Sousa, que chefiava a operação, após seis meses de investigação da equipe de inteligência do 2° Batalhão de Polícia Militar do Piauí, foi constatado que Ticiane havia instalado uma boca de fumo na casa em que estava hospedada e onde foi capturada pela polícia militar.

Por: Apoliana Oliveira/180 graus

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Não quero mais ser evangélico

Imagem:
http://www.noticiasemoda.com.br/biblia-catolica-online.html
Não estou brincando! A indignação toma conta de meu ser, pois não dá mais. Evangélico no Brasil virou sinônimo de movimento financeiro religioso, algo meio sem ética – ou totalmente se preferir –em que se rouba e depois ora pedindo perdão a Deus. O “mensalão” de Brasília revela não apenas o que há de pior na política brasileira, mas algo cheira mal na fé evangélica também (ou plagiando o filme, “Fé de mais não cheira bem”). Como é possível alguém orar e dizer que o “financiador” é uma bênção para a cidade? A verdade é que hoje a cristandade está com a síndrome de Geazi, servo do profeta Eliseu (2Reis 5:20-27). Correndo atrás dos tesouros de Naamã, a cristandade gananciosa(2Reis 5:20) mente e camufla situações para justificar seus pecados (2Reis 5:22); pior, esconde o pecado (2Reis 5:24), mostrando a hipocrisia em que vivem (2Reis 5:25). Desta vez foi a gota d’água, ver um pastor, que é deputado distrital – o que já é incoerente, pois ou é pastor ou deputado – e o presidente da Câmara, orando e pedindo a Deus pelo gestor dasfraudes, chamando-o de “instrumento de bênção para nossas vidas e para a cidade”. Para a cidade de Brasília eu não sei, mas parece que o gestor financeiro do mensalão foi uma “bênção” para outros.
Não é apenas isso (ou tudo isso), mas a Igreja Evangélica no Brasil virou um monstrengo, uma colcha de retalhos, que mistura “alhos com bugalhos”, Bíblia com água e óleo ungido. Os pastores deixaram de ser homens de reconhecida piedade para serem executivos da fé; jogaram no lixo a orientação de Paulo para serem ministros de Cristo, que se ocupassem da leitura da Escritura, “à exortação e ao ensino” (1Timóteo 4:12,13), para serem ministros de si mesmo, onde a “escritura” agora é auto-ajuda, e a exortação e o ensino viraram barganha de promessas. Não me escandalizo mais, pois o que sinto é uma revolta contra aqueles que “seguiram pelo caminho de Caim, e por causa do lucro se lançaram no erro de Balaão...” (Judas 11).

Por isso não me chamem de “evangélico”, pois este termo implicava numa atitude baseada no Evangelho de Cristo. Mas hoje isso virou um termo jocoso e maldoso. Não quero mais compactuar com pastores que vendem e compram igrejas (isso mesmo!) como se fossem propriedades privadas, investimentos financeiros lucrosos. Não quero mais saber deste evangelicalismo sem ética, sem doutrina e que está mandando milhares para o inferno. Chega deste evangelho de faz-de-conta, em que Jesus é apresentado como um “amigão”, mas nunca como Senhor. Chega deste “evangelho” sem cruz, sem vergonha e mentiroso. Com certeza, Pedro está certo quando afirma pelo Espírito Santo: “... Tais homens têm prazer na luxúria à luz do dia... enganam os inconstantes e têm o coração exercitado na ganância. São malditos. Eles se desviaram, deixando o caminho reto e seguindo o caminho de Balaão, filho deBeor, que amou o prêmio da injustiça” (
2Pedro 2:13-15).
E agora? Onde estão os apóstolos que pedem dinheiro e se envolvem com as maracutaias religiosas? Onde estão aqueles que oram pelo dinheiro sujo e pedem em nome de Deus que os abençoe? Onde estão aqueles que vendem igrejas com membros e tudo mais? Que pedem “trízimo” (não estou brincando), ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo? Onde estão os profetas com suas “profetadas” e palavras “ungidas”? Onde está a Igreja que diz proclamar em alta voz que o Brasil é do Senhor Jesus? Ouçamos Isaías: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem, mal; que transformam trevas em luz e luz em trevas, e ao amargo em doce, e o doce em amargo!... Por isso a ira do SENHOR acendeu-se contra o seu povo, e o SENHOR estendeu a mão contra ele e o feriu...” (Isaías 5:20,25a). 
Aqui não é um julgamento. Que ninguém me venha com a falácia de “Não julgueis para não serdes julgados”, pois isso é um simplismo de que se aproveitam muitos daqueles que são desonestos e usam a Bíblia para justificar suas ações. Diante da injustiça não podemos nos calar, seja ela de um evangélico ou não. Não me chamem de evangélico, pois não quero este evangelho mercadológico. Quero apenas ser cristão, quero apenas seguir a Cristo e viver para Ele.


O autor, Gilson Souto Maior Junior, é pastor sênior da Igreja Batista do Estoril e professor de Antigo Testamento e Hebraico da Faculdade Teológica Batista de Bauru.

O fiscal do povo o vereador Bernardo Rocha desapareceu das visitas de fiscalização?

É estranho o nobre vereador Bernardo Rocha ter sumido de suas visitas.


Acredito que tenha acabado o cronograma de visitas do vereador Bernardo Rocha, pertencente ao Partido Social Cristão (PSC), pois ninguém o vê mais em companhia do outro oposicionista Carlson Pessoa.

O vereador visitou hospitais, postos de saúdes, mercados públicos, dentre outros locais, em busca de defeitos em órgãos públicos municipais. Tem que fiscalizar mesmo, mas continue vereador. O homem chegava e botava uma banca danada.

Após as denúncias contra o membro do legislativo, o homem sumiu! Deve estar tomando laranjada!

Por Tacyane Machado/Extra Parnaíba
Chamada Geral


Vereador de Parnaíba faz palanque político através do momento de dor da população

Eu não entendi o porque do vereador Carlson Pessoa ter conseguido registrar em seu nome um Boletim de Ocorrência sobre o fato do Restaurante Popular.


Primeiro, o vereador Carlson não comeu no restaurante , nem tão pouco adoeceu. Por isso, ele não é parte legitima para registrar B.O.

Segundo, é que se for para abrir inquérito, o Delegado Regional pode abrir através de Portaria, impulsionado pelo registro da ocorrência feito por uma das vitimas que adoeceu ou a pedido do Ministério Público ou do Judiciário.

Sinceramente, não sei como o Delegado Regional aceitou o vereador Carlson Pessoa registrar um B.O, já que ele não é vitima no fato.

Ser vereador não o legitima para representar alguém Penalmente . Por isso , esse B.O não tem valor juridicamente. 

Somente o Ministério Público é que tem a competência para representar o cidadão vitima. O único valor que o B.O tem é na questão do marketing pessoal do vereador Carlson.

De acordo com o art. 27 do Código de Processo Penal, qualquer pessoa do povo poderá provocar a iniciativa do Ministério Público, nos casos em que caiba a ação pública, fornecendo-lhe, por escrito, informações sobre o fato e a autoria e indicando o tempo, o lugar e os elementos de convicção.

Já o vereador Carlson tem que "se tocar" e parar de fazer "palanque politico" em cima desse problema, e ele deu entrada no B.O par se promover

Por Márcio Brito
Chamada Geral

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Edital para 430 vagas da PM-PI sai até o final de junho

O edital do concurso da Polícia Militar do Estado do Piauí (PM-PI) já está sendo finalizado e até o final do mês de junho deve ser lançado oficialmente. Ao todo, serão ofertadas 430 vagas, sendo 400 para o cargo de soldado e 30 para oficial. 

A banca organizadora do certame é o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe).

Segundo o comandante geral da PM, coronel Gerardo Rebelo, os aprovados no certame devem ser lotados no interior do Piauí. “62% do nosso efetivo está concentrado na Grande Teresina e essas 400 vagas, inicialmente, são todas destinadas para o interior do estado, como, por exemplo, para o 10º Batalhão, em Uruçuí, que congrega 13 municípios”, revela.

Os interessados em ingressar na carreira policial militar devem enfrentar seis etapas até a nomeação, sendo que a última fase é o curso de formação. “As primeiras etapas devem ser feitas até o final do ano para que, em janeiro de 2014, já inicie o curso de formação”, pontua Gerardo Rebelo.

Para o cargo de soldado é exigida a conclusão do Ensino Médio, por outro lado, para concorrer uma vaga de oficial da PM é preciso ser bacharel em Direito. Os salários iniciais são de R$ 2.100,00 e R$ 3.000,00, respectivamente.

Acessepiaui.com
Edição: Proparnaiba.com

Parnaíba: Salão Internacional Humor está programado para novembro


Neste domingo (26) o prefeito Florentino Neto e o superintendente de Cultura, Helder Souza, receberam na sede da Prefeitura de Parnaíba, os organizadores do 30º Salão Internacional de Humor do Piauí, Albert Piauhy e Francisco Correia. 

A data do evento ficou programada para o período de 13 a 17 de novembro deste ano.

O prefeito ratificou o apoio para realização do maior evento cultural do Piauí, ressaltando a importância de inserir o projeto no Calendário Turístico Cultural do litoral piauiense, já que a iniciativa irá utilizar as manifestações artísticas e culturais de 31 cidades do entorno.

Tão logo a Fundação de Humor apresente o plano de trabalho, que será submetido à avaliação do comitê de conceção de patrocínio, os trabalhos serão iniciados em Parnaíba.

Secom
Edição: Proparnaiba.com

Restaurante Popular estará fechado nesta segunda-feira


O prefeito Florentino Neto promoveu uma reunião em seu gabinete com representantes da empresa responsável pelo Restaurante Popular e Técnicos da Vigilância Sanitária. Segundo determinação do prefeito a reabertura do Restaurante Popular dependerá de manifestação favorável da Vigilância, o que significa que não estará aberto ao público até um pronunciamento positivo do órgão.

O prefeito e a secretária da Saúde, Maria do Amparo Coêlho dos Santos, informaram que todas as providências serão tomadas para elucidação do fato ocorrido na última sexta-feira e que a administração municipal dará todo apoio aos trabalhos de investigações epidemiológica e sanitária, além dos procedimentos de sindicância.

"O restaurante vai reabrir, mas a decisão sobre sua reabertura será técnica, pois a Vigilância Sanitária é quem tem condições de se pronunciar, com segurança, sobre a questão", afirmou o Prefeito.

Superintendência de Comunicação
Edição: Proparnaiba.com

Pronatec Copa 2014 será lançado hoje (27) em Parnaíba


Por volta das 19h desta segunda-feira, dia 27, no SENAC (Av. Governador Chagas Rodrigues), acontecerá o lançamento do Pronatec Copa 2014 (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

O evento deve contar com a presença entre outros do prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, do Secretário Estadual do Turismo, deputado José Néri Filho (Nerinho), do Superintendente Municipal de Turismo e Esporte, Arlindo Leão e vários diretores da instituição promotora.

O Pronatec Copa é uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Educação. Programa vai capacitar quem já trabalha com o turismo e também quem pretende se profissionalizar no setor, e no caso de Parnaíba mais especificamente o trade turístico.

Serão ao todo 44 atividades ligadas ao receptivo turístico, além dos cursos de inglês, espanhol e libras. Os participantes receberão auxílio estudantil, com alimentação e transporte. O Serviço Nacional do Comércio (SENAC) é o agente responsável pela execução do programa.

Ascom
Edição: Proparnaiba.com

sexta-feira, 24 de maio de 2013

A evolução da vagina


Vagina: o único órgão encontrado apenas em mamíferos, mas não em peixes, anfíbios, répteis ou pássaros. Não somos sortudos?
E como surgiu esse diferencial da nossa classe?
Há uma velha piada sobre má concepção que questiona que tipo de designer iria colocar os canos de esgoto bem no meio do centro de entretenimento. É uma boa observação. Não faz sentido, do ponto de vista do design, que o nosso sistema excretor e reprodutivo sejam tão intimamente misturados. Já do ponto de vista puramente histórico, faz muito sentido.
A reprodução é uma função excretora – é o momento no qual liberamos gametas produzidos internamente. E, se já temos um ótimo conjunto de tubos em execução a partir de nosso interior para o exterior, por que não usá-los?
O desenvolvimento da vagina
O desenvolvimento nos conta uma parte da história de como surgiu a vagina. Os trato reprodutivo e urinário são entrelaçados no início do nosso desenvolvimento, surgindo juntos de dois pares de canais, os ductos de Müller e de Wolff, que são modificados de forma complexa para formar uma série de rins (da qual mantemos apenas o último, os metanefros) , um conjunto de vias para os testículos, e ainda um outro conjunto para os ovários das fêmeas.
Nos mamíferos que não pertencem a subclasse Theria, todos estes tubos têm um destino comum, uma única saída para o mundo exterior: a cloaca.
“Cloaca” é latim para “esgoto”, que é um nome bem apropriado. O terminal do intestino grosso fica lá, bem como as extremidades dos ureteres a partir dos rins e dos ovários ou testículos. Tudo é despejado para a cavidade da cloaca, fazendo um belo ensopado de fezes, urina e esperma ou óvulos.
Mamíferos marsupiais e placentários dispensaram algumas dessas funções, e expandiram outras. Uma parte do oviduto adquiriu um epitélio vascularizado e especializações para investir e nutrir um embrião residente, tornando-se um útero. Isso é uma função surpreendente e inovadora em si, mas, além disso, também formou, de um outro canal separado, a vagina. A vagina é uma estrutura completamente nova, que não tem homólogo em anfíbios ou répteis.
Essa é uma observação interessante. É uma estrutura totalmente original que surgiu algum tempo depois da separação monotreme-marsupial, uma novidade evolucionária. Como isso aconteceu? Como podemos estudar um evento único, que ocorreu mais de 150 milhões de anos atrás?
Alterações profundas
O pressuposto básico de uma abordagem de evolução molecular para o estudo das novidades evolutivas é que as mudanças na regulação desenvolvimental deixam vestígios na estrutura molecular do genoma, e que um estudo genômico comparativo das estruturas deve ser capaz de identificar alterações genéticas coincidentes com uma novidade fenotípica.
Pesquisadores usaram essa abordagem para tentar descobrir como surgiu a vagina.
Esse processo de consolidação e individuação deve ter deixado cicatrizes detectáveis no genoma – os genes envolvidos devem ter adquirido alterações necessárias para corrigir o fenótipo na população.
Essas alterações teriam sido feitas aos genes reguladores que controlam especificamente a expressão gênica de tecido. E que genes são esses?
Existem alguns prováveis candidatos, como os genes HoxA, que têm regiões de domínio específicas no trato reprodutivo feminino.
A questão é saber se há alguma evidência de que esses genes particulares têm sinais de qualquer conjunto de mudanças que estejam associadas com transições particulares na evolução de vertebrados – em particular, existem diferenças que podem ser rastreadas para a transição entre os monotremados e os Theria, e entre placentários e marsupiais – e, de acordo com a pesquisa feita até agora, a resposta parece ser sim.

Mas ainda há muito a ser feito. Os genes Hox são bastante elevados na cadeia de genes regulatórios, por isso há muitos mais genes que precisam ser analisados. Nós também estamos muito longe de descobrir como esses padrões de expressão gênica definiram os processos morfogenéticos que criaram essa estrutura adorável – a vagina. O importante, porém, é que existem estas questões à espera de serem respondidas – um problema para a ciência investigar.
Essa é a graça da biologia evolutiva: perguntas interessantes, antepassados excitantes, e a promessa de ferramentas para entendermos mais e melhor nosso corpo e nossa história.

Fonte: http://hypescience.com

Dizimo no debito automático.

Prefeito Diringa de Tutóia deve ser investigado por desvio milionário de R$ 5 milhões do Fundeb

Raimundo Nonato Abraão Baquil, o Diringa
 Os vereadores de Tutóia, que fazem oposição ao prefeito Raimundo Nonato Abraão Baquil, o Diringa (PSD), vão criar uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o paradeiro de R$ 5 milhões provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), referentes ao exercício de 2009.

A solicitação está fundamentada em dados fornecidos pelo Tribunal de Contas do Estado. Em atendimento a solicitação do Vereador Christian Noronha (PRB), o TCE informou que, no exercício de 2009, o município de Tutóia recebeu mais de 20 milhões de reais do Fundeb.

A lei estabelece 60% dos recursos do Fundeb dever ser aplicados no pagamento de salários e investimentos no treinamento e qualificação dos professores. Mas, os técnicos da instituição constataram que, no ano de 2009, o prefeito Diringa aplicou apenas 36,29%. 

Quando o percentual de 60% não é atingido, a legislação recomenda que os gestores façam a redistribuição do saldo de forma igualitária para todos os professores da rede pública municipal.

Fonte: Chamada Geral

Acusado de estrupo é preso pela policia militar

Imagem ilustrativa
Homens lotados no 2º BPM, que estavam em uma patrulha comandada pelo sargento Marcos, foram acionados via copom já por volta das 2hs 30 da madrugada dessa sexta-feira (24), para atender uma ocorrência de estrupo nas imediações do bar do Carlito, no bairro Alto Santa Maria.

Os militares chegaram ao local e foram informados por uma testemunha que o suspeito estaria em um fiat Uno, de cor vermelha, que após a denúncia, os policiais saíram em diligência e encontraram o veículo estacionado em uma borracharia nas proximidades da cena do crime, próximo ao supermercado Popular, que dentro do carro estava um homem com as mesmas características dadas pelo informante.

O suspeito recebeu a ordem de prisão e a vítima em desespero chegou ao local da abordagem e fez o reconhecimento pela fisionomia como pelas vestes do acusado, que este, foi identificado como Estefânio Fernandes Correia, de 24 anos, natural de Parnaíba-PI, residente na Projetada 02, nº 3125, Parque José Estevão.

Estefânio tem uma extensa ficha criminal por porte ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio por arma de fogo, roubo e já teve cumprindo pena de 4 meses de detenção.

Fonte: Portal do Catita

Morador de rua é preso acusado de furto em loja no bairro Piauí

Policiais militares do Ronda Cidadão sob o comando do sargento Costa Carvalho, prenderam por volta das 13hs 30 da tarde desta sexta-feira(24), o morador de rua de nome Francisco das Chagas Machado Normandio, após ter furtado da loja Parnaíba Importados 3 pares de sandálias.

Os militares deram a ordem de prisão e conduziram o morador de rua para uma cela da central de flagrantes.

Sargento Carvalho Costa entregando os objetos furtados no comissariado da central de flagrantes.

Fonte: Portal do Catita

Bandido rouba R$ 60 mil de posto de combustível em Parnaíba


Um homem, que ainda não foi identificado, em uma motocicleta, assaltou o posto de combustível São Lucas, localizado no cruzamento da Av. Coronel Lucas Correia com Avenida Princesa Isabel, no bairro São Francisco, em Parnaíba.

O crime aconteceu por volta das 12h20 desta quarta-feira (22). O bandido armado com um revólver rendeu uma funcionária que se encontrava no escritório do posto e fugiu em seguida levando aproximadamente 60 mil reais em dinheiro e cheques de clientes do posto.

A Polícia Militar foi acionada e realiza buscas no sentido de identificar e prender o assaltante.

BlogdoYureGomes
Edição: Proparnaiba.com

Disputa judicial pode deixar Piauí sem vaga na Série D do Brasileiro



Caso demore a disputa judicial entre River-PI e Parnahyba pelo título de campeão Piauiense, o estado pode acabar perdendo a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. A hipótese é levantada pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI), Antônio Wilson, que acredita que a CBF não atrasaria a competição para aguardar uma definição em nível estadual. Nesta quinta-feira (23), o advogado explicou a situação no Globo Esporte Piauí, da Rede Clube.
O River-PI protocolou no TJD-PI uma ação pedindo a anulação do título do Parnahyba e, consequentemente, a vaga na Série D, alegando o atraso no pagamento de uma multa e a suposta escalação irregular do zagueiro Eridon na decisão. O processo será julgado na próxima segunda-feira (27) em primeira instância. Porém, ainda cabe recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), caso uma das partes queira contestar o resultado.
A justiça, segundo explicou Antônio Wilson, tem o prazo de 60 dias para apreciar o caso. O problema é que a Série D, competição cuja vaga pertence ao campeão estadual, se inicia já no próximo dia 1º. Com uma indefinição em relação ao título piauiense, o vice-presidente do TJD-PI acredita que o futebol do estado sairá prejudicado, já que corre o risco de ficar de fora do torneio nacional.
- Acredito que a CBF não vai atrasar toda uma competição por causa de um estado que não resolve suas pendências. Por isso temos que julgar rapidamente, porque se não o Piauí pode perder a vaga na Série D e quem sairá prejudicado é o futebol piauiense – afirma.

Entenda o caso

O imbróglio nos tribunais começou quando o zagueiro Eridon, do Parnahyba, foi suspenso por cinco jogos por uma agressão ao meia Isael William, do River-PI, na última rodada da fase de classificação. O atleta chegou a cumprir um jogo, mas o clube conseguiu uma liminar de efeito suspensivo que permitiu Eridon disputar a final do Campeonato Piauiense.
O Parnahyba sagrou-se campeão ao empatar por 2 a 2 em Teresina no jogo de volta da decisão, após vencer por 1 a 0 em Parnaíba. Após consultar o seu departamento jurídico, o presidente do River-PI, Elizeu Aguiar, decidiu entrar com uma ação no TJD-PI, questionando a legalidade do título parnaibano, que teria escalado Eridon de forma ilegal.
Segundo o dirigente tricolor, a liminar que permitiu a atuação de Eridon foi concedida de maneira irregular. Além disso, o cartola riverino também questiona o pagamento de uma multa do clube do litoral, que teria sido feita de forma atrasada e que deveria inviabilizar a participação do Parnahyba no Estadual. Do outro lado, José Lima, presidente do Tubarão, diz que está tranquilo e nega qualquer irregularidade no clube do litoral.
A estreia do Parnahyba na Série D do Campeonato Brasileiro está prevista para o próximo dia 1º, diante do Salgueiro, em Pernambuco.

Histórico

Em 2012, a briga por vagas nas Séries C e D do Campeonato Brasileiro também movimentou os tribunais. Santo André (SP), Brasil de Pelotas (RS), Treze (PB), Araguaína (TO) e Rio Branco (AC) moveram uma série de ações entre as justiças comum e desportiva brigando por vagas na Série C.
Entendendo que os campeonatos não poderiam iniciar sem que houvesse uma definição sobre a quais times pertenciam as vagas, o STJD decidiu por adiar o início das competições, que só começaram um mês depois do previsto.

Fonte: G1

Morre aos 91 anos o ex-deputado Themístocles Sampaio Pereira


Morreu nesta sexta-feira (24) em Teresina, aos 91 anos, o ex-deputado Themístocles Sampaio Pereira. Ele estava internado há uma semana por causa de uma pneumonia. O velório acontece no Salão Nobre Francisca Trindade da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Político tinha 91 anos e estava há uma semana internado em Teresina. (Foto: Gil Oliveira/G1)
O ex-deputado era pai do presidente da Alepi, deputado Themístocles Filhos, e do deputado Federal, Marllos Sampaio.O enterro está previsto para 17h desta sexta-feira, em um cemitério ainda não definido pela família.

Político tinha 91 anos e estava há uma semana internado em Teresina. (Foto: Gil Oliveira/G1)
Themístocles Sampaio foi deputado federal, deputado estadual e fundador do extinto partido MDB no Piauí. Seu ingresso na política se deu sob a legenda do PTB ao lado do médico João Emílio Falcão Costa sendo eleito vereador em Esperantina chegando à presidência da Câmara Municipal e a seguir foi eleito deputado estadual em 1962.
Durante o Regime Militar de 1964 teve o seu mandato cassado em 8 de maio daquele ano tendo que retornar à Esperantina visto que foi impedido de exercer suas atividades políticas e cerceado no exercício de suas atividades profissionais sendo impedido inclusive de tomar posse em cargo obtido via concurso público. Em seu lugar foi efetivado o suplente de deputado José Gil Barbosa.
Decorridos dez anos de sua punição foi eleito segundo suplente de deputado estadual pelo MDB em 1974 sendo reconduzido ao legislativo estadual em 1978 migrando para o PMDB com o fim do bipar tidarismo e em 1982 foi eleito quarto suplente de deputado estadual.
Themístocles Sampaio foi nomeado Secretário Municipal de Serviços Urbanos na segunda administração de Wall Ferraz na Prefeitura de Teresina e ao deixar o cargo foi eleito terceiro suplente de vereador em 1988 na capital piauiense. A partir dos anos noventa passou a disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados figurando como terceiro suplente em 1990 e primeiro suplente em 1994.
Diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN/PI) no primeiro governo Mão Santa, deixou o cargo para novamente disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Foi eleito deputado federal em 1998 e novamente primeiro suplente em 2002 e 2006. Em 2004, voltou a disputar eleição para Prefeito de Esperantina.

Fonte: G1

Companhia Energética do Piauí abre concurso para 50 vagas

A Companhia Energética do Piauí abriu concurso público para 50 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio/ técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.809,19 a R$ 5.763. As vagas são para Brasília e Piauí.
No site da EPL Concursos, é possível ler o edital (acesse o edital).

Os cargos de nível superior são para profissional de nível superior nas funções de administrado, contador, advogado, engenheiro eletricista, engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho e arquivista.

As vagas de nível médio são para profissional de nível médio suporte nas funções de assistente administrativo, técnico em eletrotécnica, técnico em segurança do trabalho, eletricista e leiturista.

As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de junho pelo site www.eplconcursos.com.br. A taxa é de R$ 14,19 para nível médio e R$ 15 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 21 de julho.

Ainda haverá teste de aptidão física para os cargos de profissional de nível médio suporte nas funções de leiturista e eletricista.

O concurso terá 1 ano de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Fonte: G1

Acidente envolvendo carro e moto deixa vítima gravemente ferida

 
Na manhã desta sexta-feira, dia 24 de junho, por volta das 11 horas, aconteceu um grave acidente no cruzamento entre a Rua Pedro II  e a Rua Eunice Weaver, no Centro de Parnaíba. O acidente envolveu uma moto YBR e uma carro Renault Clio, e deixou duas pessoas gravemente feridas.

De acordo com populares que passavam no local no momento do acidente, a moto seguia na Pedro II sentido Avenida Princesa Isabel, quando a mesma invadiu a preferencial e foi encontro com o carro, conduzido por Daniel Carneiro de 32 anos. Segundo os agentes do PPTRAN, Daniel possui CHN, e a situação do carro regular.

Condutor do carro, Daniel Carneiro
Na motocicleta vinham duas mulheres, a condutora Vanusa Vasconcelos Barros de 38 anos, teve fratura exposta na perna direita, e passageira de nome Vanessa de 21 anos também sofreu algumas fraturas e escoriações.  As mesas foram conduzidas para o Hospital Dirceu Arco Verde por uma ambulância do SAMU.
O PPTRAN relatou que a condutora da moto não era habilitada, mas a documentação da motocicleta estava regularizada.

Renato Carllos para o Proparnaiba.com

Populares denunciam falta de estrutura no Espaço da Cidadania

Imagem: Tacyane Machado
Um grande número de pessoas aguardavam em uma fila na manhã desta sexta-feira (24/05) por atendimento no Espaço da Cidadania, em Parnaíba, localizado na Avenida Governador Chagas Rodrigues, no centro da cidade, em frente ao Casarão de Simplício Dias da Silva.

O fato, segundo informações de funcionários deve-se ao período em que o órgão deixou de atender por falta de condições estruturais. Por conta do grande número de pessoas em busca do serviço de emissão de cédulas de identidade, nos últimos dias, o órgão preferiu dar prioridade para estudantes que precisam imediatamente do documento para efetuarem a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio.

De acordo com uma das mulheres que enfrentava a fila e tinha levado a filha para tirar a carteira de identidade, além de enfrentarem a fila, tem também que suportar o calor no interior do prédio. Ela diz ainda que não é a primeira vez que vai ao órgão, mas que só agora teve a possibilidade, porque antes os serviços estavam parados. "O governo não investe o dinheiro da gente no que é pra investir e quem paga o preço alto somos nós que precisamos destas coisas".

Mas, funcionários relatam que estão tendo dificuldades na execução dos trabalhos no prédio, pois o sistema de cadastro é lento, e pelo período sem funcionar os serviços, teve um grande crescimento quanto à demanda, como também, o calor que tem incomodado populares e os trabalhadores do local já que o sistema de ar condicionados não está funcionando.

Como forma de amenizar o calor no espaço, um dono de estabelecimento comercial das proximidades emprestou um ventilador para que este seja usado no setor de emissão de RG. Além disso, a máquina de emissão de senhas, que tem extrema importância nestes locais para que se mantenha a organização está quebrada.

A reportagem do Proparnaiba.com buscou contato com a coordenadora do órgão, Patrícia Aragão, mas a mesma estava à viagem para Teresina.

A interrupção de serviços no Espaço da Cidadania em Parnaíba tem sido constante por conta da falta de estrutura física necessária. No dia 11 de fevereiro, houve paralisação do atendimento por falta de um aparelho responsável pela transmissão de internet. Passaram-se muitos dias para que os serviços fossem reestabelecidos.


Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Brasil tem mais de 100 milhões de acessos à internet em banda larga

Imagem: WEB
O Brasil ultrapassou a marca de 100 milhões de acessos à internet em banda larga no dia 7 de maio. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) divulgado hoje (22), nos últimos 12 meses, houve crescimento de 37% do número de acessos, com 27 milhões de novas conexões ativadas no período. Do total de cerca de 100 milhões de acessos, 78,7 milhões são de banda larga móvel e 21,3 milhões, de banda larga fixa. A tecnologia de quarta geração (4G), inaugurada no dia 30 de abril, já conta com cerca de 50 mil acessos.

O presidente da Telebrasil, Antonio Carlos Valente, tinha antecipado a marca de 100 milhões de acessos ontem (21), durante abertura do 57º Painel Telebrasil.

O número de acessos de banda larga móvel nos últimos 12 meses cresceu 45% em relação a maio de 2012. Nesse segmento, 64,1 milhões são de conexões celulares 3G, incluindo os smartphones, e 14,6 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina.
       
Na banda larga fixa, o crescimento nos últimos 12 meses chegou a 14%, com a ativação de 2,7 milhões de acessos no período.

Fonte: Agência Brasil

Motorista é preso pela PRF ao oferecer R$ 40 para não ser multado

Imagem ilustrativa
Na manhã de hoje (21), Policiais Rodoviários Federais efetuaram a prisão de um motorista de carreta, placa de São Luis/MA, no Km 349, da BR 343, zona urbana de Teresina, quando ofereceu R$ 40,00 para não ser multado.

Os agentes da PRF realizavam trabalho de policiamento no trecho em questão, quando avistaram uma carreta executando uma manobra de conversão em local proibido pela sinalização. Se aproximaram do veículo e comandaram ordem de parada.

Foi solicitada a documentação de porte obrigatório ao motorista F.C.S.B, 54 anos. Esta medida  tinha como objetivo subsidiar a lavratura do auto de infração. Inicialmente entregou a carteira de motorista, informando que iria procurar a documentação do veículo.

Assim, foi recomendado levar os documentos até a viatura onde seria preenchida a multa. Logo se aproximou e entregou o documento que faltava. No entanto, junto com este havia duas cédulas de R$ 20,00. Quando perguntado para que seria aquele dinheiro disse que era uma compensação para que não fosse multado.

Ato contínuo foi declarado preso e encaminhado à sede da Polícia Federal em Teresina para responsabilização pela acusação de corrupção ativa. Este é um crime previsto no Código Penal Brasileiro, que prevê pena de reclusão de 2 a 12 anos para os condenados por este delito.

Fonte: Portal do Catita/ PRF-PI

PSC recorre ao Supremo contra decisão do CNJ sobre casamento gay

O Partido Social Cristão (PSC) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) hoje (21) pedindo a suspensão de resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que obriga cartórios de todo o Brasil a celebrar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e converter a união estável homoafetiva em casamento. O partido alega que o conselho cometeu “abuso de poder” ao editar a norma, ultrapassando a discussão política sobre o tema.
De acordo com o PSC, a resolução não pode ter validade sem passar pelo processo legislativo, etapa em que a legenda poderá “exercer em plenitude as suas prerrogativas legais e constitucionais” e se manifestar “seguindo os princípios cristãos e estatutários que norteiam a vontade de seus filiados e de seus congressistas”.
O PSC informa ser “totalmente contrário a união entre pessoas do mesmo sexo”, e diz que “sempre se posicionará neste sentido, no exercício de suas prerrogativas legais, junto ao Congresso Nacional” quando o assunto for discutido no Legislativo. 

Agência Brasil

Veículo capota na BR 402 e ocupantes saem ilesas no acidente

  
Um fiat Pálio de placas NHU-3288, Parnaíba-PI, capotou após sair da estrada em direção ao acostamento indo de encontro ao meio da rodovia.

O fato aconteceu por volta das 13hs 40 no Km 35, da BR 402, próximo ao Cefet.

Por sorte, a condutora do veículo e uma senhora de nomes não informados, saíram ilesas no acidente. A policia rodoviária federal esteve no local e fez o levantamento da ocorrência 
Veja fotos:

 O trecho da BR onde o veículo fez a capotagem passa por obras de construção do acostamento.
O veículo seguia na rodovia em direção a Parnaíba


PRF Marcilio fazendo o levantamento do acidente. Local da ocorrência

Fonte: Portal do Catita


A verdade sobre vôos para PArnaíba


Vôo
A Azul está pronta para voar para o litoral do Piauí, mantendo uma linha regular que passe por Teresina, provavelmente com destino a Fortaleza, fazendo escala em Parnaíba. 
Mas isso vai depender do agrado do governo. 
ICMS
Segundo se especula, a Azul propõe uma redução no pagamento do ICMS sobre combustíveis. 
Seria uma grande conquista para a região de Parnaíba, incentivando o seu turismo e seus negócios. 
PAC da Aviação
Há, em curso, no Governo Federal, o PAC da Aviação, pelo qual, o governo garante a lotação de 60% dos vôos regionais. 
Em cada voo de 100 lugares, o PAC garante 60. 
PAC da Aviação 2
Os empresários querem esse incentivo durante dez anos, o governo propôs apenas dois. 
Se der certo, o Piauí terá vôos para Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. 

Fonte: Blog do B.Silva


Twitter
Twitter Twitter