Focando na Noticia!

Agoracontece.blogspot.com.br

terça-feira, 30 de julho de 2013

Parnaibanos, indignai-vos!

Por: Mário Pires Santana(*)
O momento de crescimento em que vive Parnaíba é perceptível por qualquer pessoa de bom senso. Isso é um processo que vem acontecendo acentuadamente nos últimos dez anos.
Mas em contrapartida no que diz respeito aos assuntos de natureza política é um verdadeiro desastre. Senão vejamos: No dia 21 deste, o Governador Wilson Martins e vasta comitiva estiveram em Piripiri, para uma série de inaugurações: no Hospital Regional Chagas Rodrigues, um novo Centro Cirúrgico, uma UTI e um Pronto Socorro. Sem falar na visita à Unidade de Pronto Atendimento – UPA --, uma obra do Governo Federal.
Na estrutura viária concedeu ao prefeito Odival Andrade 120 mil metros quadrados de asfalto. Na Segurança Pública foi mais benevolente, Inaugurou Um moderno Complexo de Segurança Pública, com todas as delegacias e três cartórios em moderno prédio ao nível da Capital. Acrescento mais, lá no governo de Wellington Dias, Piripiri foi presenteada com a Superintendência Regional da Agespisa, que foi arrancada de Parnaíba, sem nenhuma resistência política, tornando-se uma mera gerência regional.
Agora eu pergunto. Como se justifica uma UPA Federal primeiro em Piripiri, em detrimento de Parnaíba? Cidade que tem três vezes a população daquela progressista cidade? Como se justifica o Complexo de Segurança Pública implantado, primeiro em Piripiri? O Ronda Cidadão também foi assim, priorizando Piripiri. É lógico que não sou contra o desenvolvimento de Piripiri, nem tampouco de Picos ou qualquer outra cidade. O que discuto sempre e bato na mesma tecla é o pouco respeito com Parnaíba, que está numa distância equidistante entre a Capital e o restante dos municípios, no que diz respeito às complexas demandas e dimensões da cidade. Instalaram em um acanhado Imóvel que estava abandonado um arremedo de IML, que afirmam ser um posto avançado do de IML de Teresina. De avançado ele não tem nada. Parnaíba merece sim, não um posto, mas um IML de verdade, à altura de suas demandas. A Academia de Polícia Militar com toda sua excelente estrutura, que formou algumas turmas de oficiais do Piauí, hoje é utilizada para cursos aos soldados e cabos. Comenta-se que será levada pra Teresina. Mas para mim não será nenhuma surpresa se for levada para Picos, Piripiri ou Floriano.
Há poucos dias li uma declaração do Governador afirmando que, primeiro vai investir 20 milhões na construção do aterro sanitário de Picos, somente depois construirá o de Parnaíba. Outro absurdo injustificável
Hoje vi uma entrevista do empresário e amigo parnaibano, Batista Teles, onde ele afirma que o desenvolvimento de Parnaíba é insofismável, mas não entende por qual motivo o turismo não deslancha de vez em Parnaíba. A resposta tem lá suas complexidades, mas pelo exposto acima, nota-se que Parnaíba sofre de um mal crônico, que é a tibieza de sua classe política que, salvo algumas honrosas exceções está muito abaixo de sua importância e grandeza. É por isso que cidades como: Piripiri, Picos e Floriano Têm prioridade por parte do governo do Estado em relação a Parnaíba

(*)Mário Pires Santana, jornalista, cronista e editor do Blog do B.Silva

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator do blog.

DÊ A SUA OPINIÃO:


Twitter
Twitter Twitter