Focando na Noticia!

Agoracontece.blogspot.com.br

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Rubor: vermelhidão no pescoço, orelha e rosto

Imagem: Link
Li este texto assinado por Ruy Miranda, Doutor em Psiquiatria, que fala sobre o rubor - uma vermelhidão que aparece na orelha, rosto, pescoço e na região peitoral em algumas pessoas quando elas ficam nervosas ou se encontram em situação de estresse...

O rubor é um importante sinal de Timidez ou de Fobia Social.

Ele pode estar associado ou não ao rubor das orelhas e do pescoço. Seu aparecimento é acompanhado de um sintoma que se caracteriza por sensação súbita de calor na região afetada. E é um sinal tão mais destacado quanto mais clara é a pele.

Causas
Existem duas categorias de causas: psicológicas e fisiológicas. As psicológicas são as próprias causas da Timidez ou da Fobia Social ou de qualquer outro transtorno psicológico. Em geral, esse sinal aparece quando a pessoa se julga criticada ou avaliada negativamente pelos outros, conhecidos ou não, ainda que o julgamento desfavorável seja apenas imaginado. Pode ocorrer até mesmo em situação de convívio com amigos ou familiares.

As causas fisiológicas dizem respeito ao que ocorre na região (rosto e/ou orelhas e/ou pescoço): uma vasodilatação súbita e intensa aumenta o aporte de sangue para a região sem que haja uma demanda natural para isso. A razão de ocorrer particularmente nessas regiões reside no fato de que, nelas, a pele apresenta uma vascularização aumentada em relação à pele da maior parte do organismo. Essas regiões, assim como a planta dos pés, a palma das mãos e os lábios, por serem partes muitos expostas ao frio, são dotadas de maior vascularização.

O fluxo sanguíneo para a pele de qualquer parte do corpo ou para uma região específica, atende a dois objetivos: levar suprimento alimentar para as células da pele e equilibrar a temperatura corporal. Uma região qualquer do corpo que ficar comprimida durante vários minutos, terá um aporte maior de sangue após a descompressão (e ficará vermelha) porque o organismo envia mais sangue para suprir a deficiência alimentar que se instalou durante a compressão. Este é um caso de aumento natural de fluxo sanguíneo para uma região. Por outro lado, o aumento ou a diminuição do sangue na pele de todo organismo será maior ou menor, dependendo da necessidade do corpo perder ou reter calor. O volume de sangue que circula pela pele para atender ao equilíbrio da temperatura corporal é dez vezes maior do que o volume de sangue que chega à pele para levar suprimento para as células.

Mas no caso de ansiedade subjacente, seja na Timidez ou na Fobia Social, o súbito afluxo de sangue resulta de uma complexa interação do sistema nervoso, e que ainda não é claramente compreendida. Essa mobilização do sangue não é para levar suprimento e tampouco para equilibrar a temperatura corporal. Esse afluxo aumentado não atende pois, a nenhuma necessidade fisiológica. Sabe-se, contudo, que resulta de uma dilatação nos vasos sanguíneos responsáveis pelo equilíbrio da temperatura do corpo.

Sinal de Timidez ou de Fobia Social?
Esse rubor tanto pode ser um sinal de Timidez como de Fobia Social, ou seja, pode fazer parte do quadro de timidez ou de fobia social. Logo, ele não serve para distinguir um quadro do outro. O diagnóstico de Timidez e Fobia Social é feito pelas particularidades dos sinais e sintomas dos dois quadro. O rubor é um sinal que se soma, não é uma particularidade. Em síntese, o rubor do rosto pode aparecer tanto em um quadro de Timidez leve como em um quadro de
Fobia Social severa.

Ruy Miranda, construtor deste site e autor do romance. Médico, Doutor em Psiquiatria, ex-Professor de Psicoterapia e Psicologia Médica da UFMG. Psicoterapeuta há mais de quatro décadas.

Fonte: renatavictor.blogspot.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator do blog.

DÊ A SUA OPINIÃO:


Twitter
Twitter Twitter