Focando na Noticia!

Agoracontece.blogspot.com.br

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Disputa judicial pode deixar Piauí sem vaga na Série D do Brasileiro



Caso demore a disputa judicial entre River-PI e Parnahyba pelo título de campeão Piauiense, o estado pode acabar perdendo a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. A hipótese é levantada pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI), Antônio Wilson, que acredita que a CBF não atrasaria a competição para aguardar uma definição em nível estadual. Nesta quinta-feira (23), o advogado explicou a situação no Globo Esporte Piauí, da Rede Clube.
O River-PI protocolou no TJD-PI uma ação pedindo a anulação do título do Parnahyba e, consequentemente, a vaga na Série D, alegando o atraso no pagamento de uma multa e a suposta escalação irregular do zagueiro Eridon na decisão. O processo será julgado na próxima segunda-feira (27) em primeira instância. Porém, ainda cabe recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), caso uma das partes queira contestar o resultado.
A justiça, segundo explicou Antônio Wilson, tem o prazo de 60 dias para apreciar o caso. O problema é que a Série D, competição cuja vaga pertence ao campeão estadual, se inicia já no próximo dia 1º. Com uma indefinição em relação ao título piauiense, o vice-presidente do TJD-PI acredita que o futebol do estado sairá prejudicado, já que corre o risco de ficar de fora do torneio nacional.
- Acredito que a CBF não vai atrasar toda uma competição por causa de um estado que não resolve suas pendências. Por isso temos que julgar rapidamente, porque se não o Piauí pode perder a vaga na Série D e quem sairá prejudicado é o futebol piauiense – afirma.

Entenda o caso

O imbróglio nos tribunais começou quando o zagueiro Eridon, do Parnahyba, foi suspenso por cinco jogos por uma agressão ao meia Isael William, do River-PI, na última rodada da fase de classificação. O atleta chegou a cumprir um jogo, mas o clube conseguiu uma liminar de efeito suspensivo que permitiu Eridon disputar a final do Campeonato Piauiense.
O Parnahyba sagrou-se campeão ao empatar por 2 a 2 em Teresina no jogo de volta da decisão, após vencer por 1 a 0 em Parnaíba. Após consultar o seu departamento jurídico, o presidente do River-PI, Elizeu Aguiar, decidiu entrar com uma ação no TJD-PI, questionando a legalidade do título parnaibano, que teria escalado Eridon de forma ilegal.
Segundo o dirigente tricolor, a liminar que permitiu a atuação de Eridon foi concedida de maneira irregular. Além disso, o cartola riverino também questiona o pagamento de uma multa do clube do litoral, que teria sido feita de forma atrasada e que deveria inviabilizar a participação do Parnahyba no Estadual. Do outro lado, José Lima, presidente do Tubarão, diz que está tranquilo e nega qualquer irregularidade no clube do litoral.
A estreia do Parnahyba na Série D do Campeonato Brasileiro está prevista para o próximo dia 1º, diante do Salgueiro, em Pernambuco.

Histórico

Em 2012, a briga por vagas nas Séries C e D do Campeonato Brasileiro também movimentou os tribunais. Santo André (SP), Brasil de Pelotas (RS), Treze (PB), Araguaína (TO) e Rio Branco (AC) moveram uma série de ações entre as justiças comum e desportiva brigando por vagas na Série C.
Entendendo que os campeonatos não poderiam iniciar sem que houvesse uma definição sobre a quais times pertenciam as vagas, o STJD decidiu por adiar o início das competições, que só começaram um mês depois do previsto.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator do blog.

DÊ A SUA OPINIÃO:


Twitter
Twitter Twitter