Focando na Noticia!

Agoracontece.blogspot.com.br

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Morre aos 91 anos o ex-deputado Themístocles Sampaio Pereira


Morreu nesta sexta-feira (24) em Teresina, aos 91 anos, o ex-deputado Themístocles Sampaio Pereira. Ele estava internado há uma semana por causa de uma pneumonia. O velório acontece no Salão Nobre Francisca Trindade da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Político tinha 91 anos e estava há uma semana internado em Teresina. (Foto: Gil Oliveira/G1)
O ex-deputado era pai do presidente da Alepi, deputado Themístocles Filhos, e do deputado Federal, Marllos Sampaio.O enterro está previsto para 17h desta sexta-feira, em um cemitério ainda não definido pela família.

Político tinha 91 anos e estava há uma semana internado em Teresina. (Foto: Gil Oliveira/G1)
Themístocles Sampaio foi deputado federal, deputado estadual e fundador do extinto partido MDB no Piauí. Seu ingresso na política se deu sob a legenda do PTB ao lado do médico João Emílio Falcão Costa sendo eleito vereador em Esperantina chegando à presidência da Câmara Municipal e a seguir foi eleito deputado estadual em 1962.
Durante o Regime Militar de 1964 teve o seu mandato cassado em 8 de maio daquele ano tendo que retornar à Esperantina visto que foi impedido de exercer suas atividades políticas e cerceado no exercício de suas atividades profissionais sendo impedido inclusive de tomar posse em cargo obtido via concurso público. Em seu lugar foi efetivado o suplente de deputado José Gil Barbosa.
Decorridos dez anos de sua punição foi eleito segundo suplente de deputado estadual pelo MDB em 1974 sendo reconduzido ao legislativo estadual em 1978 migrando para o PMDB com o fim do bipar tidarismo e em 1982 foi eleito quarto suplente de deputado estadual.
Themístocles Sampaio foi nomeado Secretário Municipal de Serviços Urbanos na segunda administração de Wall Ferraz na Prefeitura de Teresina e ao deixar o cargo foi eleito terceiro suplente de vereador em 1988 na capital piauiense. A partir dos anos noventa passou a disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados figurando como terceiro suplente em 1990 e primeiro suplente em 1994.
Diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN/PI) no primeiro governo Mão Santa, deixou o cargo para novamente disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Foi eleito deputado federal em 1998 e novamente primeiro suplente em 2002 e 2006. Em 2004, voltou a disputar eleição para Prefeito de Esperantina.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator do blog.

DÊ A SUA OPINIÃO:


Twitter
Twitter Twitter