Focando na Noticia!

Agoracontece.blogspot.com.br

Foco nas Ruas

Noticias do seu cotidiano.

Foco na Cidade

Todas as Noticias da Cidade você vai ver aqui!

Foco no Litoral

Fotos de nosso litoral.

Foco no Piauí

Noticias de todo o Piaui

Foco no Brasil

Noticias Nacionais.

domingo, 31 de março de 2013

Comandante Sousa conta como ocorreu morte de assassino de soldado

Imagem: Tacyane Machado

Depois de um trabalho incansável realizado pela Polícia Militar em busca do acusado de matar o policial militar, da Força Tática, Roberto Carlos de Sousa Oliveira, 45 anos, o R. Carlos, o indivíduo conhecido como “Chopp” foi morto por militares após ter agido contra a polícia quando essa tentava capturá-lo.

De acordo com o comandante do  2º Batalhão de Polícia Militar Major Osmar da cidade de Parnaíba, tenente-coronel Raimundo Sousa, desde que ocorreu o crime na madrugada desta sexta-feira, muitos policiais se dedicaram, saíram das férias e folgas para se apresentarem e fazerem as buscas do acusado do homicídio.

Em entrevista, o tenente-coronel Sousa disse que no início da noite, o acusado foi encontrado nas imediações do Bairro Alto Santa Maria, onde conseguiu empreender fuga, tendo como rota a BR-343, onde agiu contra os policiais, disparando tiros contra os militares e consequentemente, reagiram à agressão, onde o acusado José Fernando Leão do Nascimento, o “Chopp” veio à óbito.

Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

Corpo de 'Chopp' é removido do HEDA para o IML


O corpo de José Fernando Leão do Nascimento,  o “Chopp” acusado do homicídio do PM R. Carlos foi removido por volta das 22h30 de hoje (30), do necrotério do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde para o Posto Avançado do IML de Parnaíba pelos policiais civis Robson Castilho Machado e Luiz Beline.
Segundo o coronel Raimundo Sousa comandante  do 2º BPM, “ Chopp”  foi morto em troca de tiros com a polícia nas imediações do povoado  Cacimbão na BR 343.

Fonte: Blog do Yuri Gomes

sábado, 30 de março de 2013

Soldado recebe honras militares durante cortejo pelas vias de Parnaíba


O cortejo com o corpo do soldado R. Carlos, que era integrante da policia de elite do 2ºBPM, saiu por volta das 8hs 30 da manhã de hoje (30) da residência de sua família, localizada no bairro Cantagalo em Parnaíba.





 Caixão com o corpo saindo da residência onde acontecia o velório



Sendo levado para o.....


caminhão do corpo do bombeiros......


de onde seguiria em cortejo pelas principais vias de Parnaíba






 Batalhão da FT acompanhando o cortejo com tristeza pela perda do parceiro







Mais imagens

 Cortejo chegando ao QG da Força Tática na Avenida Álvaro Mendes no bairro Nova Parnaíba




Os militares prestam homenagem ao companheiro morto vítima da violência urbana






Avenida Coronel Lucas, de onde o cortejo seguria direto para o sepultamento do soldado no cemitério Santana loclizado na Avenida Dr. João Silva Filho.

Fonte: Portal do Catita

Policia ainda não tem pistas de suspeito no assassinato do policial


Homens da policia militar de Parnaíba ainda não conseguiram localizar o principal suspeito no assassinato do policial militar da força tática, R. Carlos.

Uma fonte informou agora pouco que um sujeito de um veículo, que possívelmente deu fuga para o assassino minutos após a ocorrência do crime, foi localizado e se encontra em poder dos investigadores.

Ainda não foi confirmado oficialmente se esta pessoa tenha mesmo algum envolvimento na morte do soldado, já que a central de flagrantes não recebeu nenhum acusado no crime até o fechamento desta edição..

Fonte: Portal do Catita

Mais de 20 mil pessoas assistem Paixão de Cristo em Parnaíba



Superação. Palavra que define trabalho de centenas de pessoas que se empenham há quase 20 anos para a realização do espetáculo “Um homem chamado Jesus”, em Parnaíba. A encenação aconteceu nesta Sexta-feira Santa (29/03) ao lado da igreja de São Sebastião.

Este ano, o espetáculo de mais de uma hora, dirigido por Jesum Messias, contou com elenco de 85 atores fixos, 40 coadjuvantes e 80 figurantes, mobilizados por 18 equipes de sustentação (iluminação, figurino, sonoplastia, montadores, cenário, adereços, patrocínios dentre outras). A abertura do evento teve a participação especial do Grupo Lael, a organização montou toda a proposta teatral baseada na Campanha da Fraternidade deste ano.

O texto de Juarez Soares, combinado com os cenários, o figurino, o áudio, e claro, a interpretação dos atores, fez com que o público revivesse os principais momentos da trajetória de Jesus, seu sofrimento, sua morte e ressurreição, que foi encenada em cinco palcos.

“É uma emoção muito grande representar Jesus pelo exemplo de vida que ele deixou para a humanidade”, diz James Soares que encena o papel principal da Paixão de Cristo pela 4ª vez.

Para Carol Porto, representar Maria é uma responsabilidade muito Grande. “Ser Maria é representar todas as mães, reviver o que ela sentiu naquele momento pesa bastante”, diz Carol Porto, momentos antes de encenar a mãe de Jesus pela segunda vez.

Umas das cenas mais emocionantes do espetáculo foi quando Maria recebeu em seus braços, o filho crucificado e morto. O texto de Juarez Fontenele trouxe uma reflexão transpondo o sofrimento de Maria, naquele momento, para o sofrimento de todas as mães ao perderem seus filhos para a criminalidade. Mães que têm filhos desaparecidos etc.
Este ano a Paixão de Cristo inovou no texto, deixando-o mais compreensível. Trouxe um maior número de cenas e para finalizar o espetáculo, surpreendeu o público, com a ressurreição,  avistada do alto e de longe, pelos expectadores. A cena veio acompanhada de uma mensagem de vida nova. “Aqueles que se sentiram tocados nesta noite, procurem ser pessoas melhores”, disse James, encenando Jesus.

Este ano a ASCAP ( Associação Sócio Cultural Amigos Perseverantes) junto com o grupo PES (Perseverantes do Espirito Santo) assumiu a coordenação do espetáculo com apoio de grupos religiosos, comunidade, parceria de empresários e instituições públicas. Segundo a coordenação do evento, este apoio ainda é tímido, o que dificulta a realização de um evento desse porte.

Texto e fotos: Valdênia Santos/Costa Norte

Edição e complemento Proparnaiba.com

Divulgado o edital do teste seletivo de Murici dos Portelas - PI

Imagem: Web
A Dinâmica Consultoria será responsável pela organização e execução do teste seletivo destinado ao preenchimento de diversos cargos para a Prefeitura Municipal de Murici dos Portelaa. A mesma divulgou na sexta-feira, dia 25 de Março o edital nº 001 de 2013 do processo seletivo, com 32 vagas para professor, com salários variando entre R$783,00.

As inscrições acontecerão de forma presencial entre os dias 01 e 02 de abril de 2013, a partir das 7h30min às 13h00min, com provas previstas para o dia 07 de Abril.

Clique e veja o Edital

Fonte: Dinâmica Consultoria
Edição: Proparnaiba.com

PM da Força Tática é assassinado com cinco tiros em Parnaíba

Sexta-feira Santa sangrenta em Parnaíba

R. Carlos pilotava uma moto no momento que foi surpreendido por um homem que fez o disparo fatal contra ele

Por volta das 0hs50 da madrugada de hoje, (dez psra uma) em frente ao bar do Léo (Navegante),na avenida Nações Unidas, conhecida beira-rio em Parnaíba, o soldado da força tática lotado no 2ºBPM, de nome Roberto Carlos de Sousa Oliveira, o R. Carlos, de 45 anos, foi assassinado com um tiro disparado de uma arma de fogo, de calibre ainda desconhecido, onde atingiu a região dos rins da vítima, tendo esta, morte imediata no local.

 R. Carlos foi assassinado na presença de dezenas de pessoas que se encontravam nas mesas do bar do Léo consumido bebidas por conta do feriado.

A vítima não teve tempo de se defender, apesar de portar uma arma de fogo no momento da ocorrência

Segundo informações de populares, o assassino do policial já tinha uma rota de fuga, pois um veículo estaria o esperando nas imediações das ruas coronel José Narciso e almirante Gervásio Sampaio, no bairro Do Carmo.

Unidades da policia militar sob o comando do coronel Sousa estão nesse momento na localidade Barro Vermelho na Ilha Grande de Santa Isabel tentando localizar o autor/suspeito, que é um velho conhecido da polícia.
 Cena do crime
O IML fez a remoção do corpo de R.Carlos

A ponte Simplício Dias da Silva, que liga Parnaíba a Ilha Grande foi isolada pela policia militar por conta da caça ao assassino. 


Fonte: Portal do Catita

quarta-feira, 27 de março de 2013

Mestrado em Parnaíba CEAPE E ISEPRO oferecem Mestrado em Ciências da Educação em Parnaíba.


O Centro de Estudios Académicos, Postgrados y Extensión (CEAPE) e ISEPRO (Instituto Superior de Educação Programus) prepararam para você um programa de incentivo que possibilitará sua qualificação e ascensão profissional. O Curso de MESTRADO EM CIENCIAS DA EDUCAÇÃO constitui um projeto de vida que irá alçá-lo a um novo nível de conhecimento e prática educacional.
Amparado pelo decreto 5.518 de 23 de agosto de 2005.
Através desta iniciativa, convidamos você a fazer parte de uma Universidade com alto conceito na América do Sul, a UEP – Universidad Evangélica del Paraguay.
Inscrições abertas até o dia 14 /04/13.
Processo seletivo: Entrevista
Inicio dos Seminários: 11/05/13.

Informações: (86) 3323-3646 / 9471-3959 ( Prof. Marcus Vinícius )
E-mails: moysescoimbra@isepro.com.br 
             ceape.py@isepro.com.br
             kairosphb-pi@hotmail.com

Alunos de Turismo da UFPI de Parnaíba fazem campanha para montar laboratórios



Os alunos do curso de Turismo do campus Universitário de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estão fazendo uma campanha para arrecadar recursos e estruturar os dois laboratórios da graduação. A instituição oferece o curso há sete anos.

“Temos duas salas grandes que seriam destinadas aos laboratórios, mas não funcionam. Os laboratórios são essenciais para a nossa formação. Precisamos aliar a teria à prática e não podemos mais esperar pela direção superior. Começamos a campanha nas salas e os estudantes estão mobilizando os comerciantes locais”, relata o presidente do centro acadêmico, Ricardo Nascimento.
O dinheiro arrecadado na campanha, de acordo com o estudante, será usado para estruturar os laboratórios de gastronomia e hotelaria para receber as aulas práticas. As doações podem ser feitas até o dia 4 de abril, mas podem ser prorrogadas.

“Estamos mobilizando as doações e em abril o evento se dará em dois momentos. No dia 04 será a catalogação dos objetos e no dia 06 será a estruturação, de fato, dos laboratórios. Mas dependendo do andamento da campanha, nós vamos prorrogá-la”, pontua Ricardo Nascimento.

Dentro da universidade, a campanha mobiliza os 460 alunos do curso de Turismo, além de professores. Para o coordenador da graduação, Vicente Borges, a iniciativa dos estudantes é positiva.

“A campanha surgiu para suprir uma deficiência no curso que a universidade tem demorado a atender. Os professores apoiam os alunos, pois eles se mobilizaram politicamente para conquistar a estruturação de espaços que são fundamentais para as suas formações”, afirma.

Procurado pela equipe de reportagem, o diretor do campus da UFPI em Parnaíba, Alexandro Marinho, declarou que vê com bons olhos a mobilização. De acordo com ele, há previsão de seja aberta uma licitação no próximo dia quatro para a aquisição de materiais para os dois laboratórios.
“Nós estamos fazendo o levantamento do material que é necessário para os laboratórios e, se tudo der certo, dia quatro de abril lançaremos a licitação. Mas acho a iniciativa válida, já que o processo licitatório demora um pouco, e os alunos já estão esperando há mais de quatro anos”, disse.

G1/Piauí

‘Maior ataque cibernético da história’ atinge internet em todo o mundo

Ataque cibernético teria sido o ‘maior da história’

A internet ficou mais lenta ao redor do mundo nesta quarta-feira devido ao que especialistas em segurança chamaram de maior ciberataque da História.

Uma briga entre um grupo que luta contra o avanço do spam e uma empresa que abriga sites deflagrou ataques cibernéticos que atingiram a estrutura central da rede.


O episódio teve impacto em serviços como o Netflix – e especialistas temem que possa causar problemas em bancos e serviços de email. Cinco polícias nacionais de combate a crimes cibernéticos estão investigando os ataques.

O grupo Spamhaus, que tem bases em Londres e Genebra, é uma organização sem fins lucrativos que tenta ajudar provedores de email a filtrar spams e outros conteúdos indesejados.

Para conseguir seu objetivo, o grupo mantém uma lista de endereços que devem ser bloqueados – uma base de dados de servidores conhecidos por serem usados para fins escusos na internet.

Recentemente, o Spamhaus bloqueou servidores mantidos pelo Cyberbunker, uma empresa holandesa que abriga sites de qualquer natureza, com qualquer conteúdo – à exceção de pornografia ou material relacionado a terrorismo.

Sven Olaf Kamphuis, que diz ser um porta-voz da Cyberbynker, disse em mensagem que o Spamhaus estava abusando de seu poder, e não deveria ser autorizado a decidir “o que acontece e o que nao acontece na internet”.

O Spamhaus acusa a Cyberbunker de estar por trás dos ataques, em cooperação com “gangues criminosas” do Leste da Europa e da Rússia.

‘Trabalho imenso’

Steve Linford, executivo-chefe do Spamhaus, disse à BBC que a escala do ataque não tem precedentes.
“Estamos sofrendo este ciberataque por ao menos uma semana”. “Mas estamos funcionando, não conseguiram nos derrubar. Nosso engenheiros estão fazendo um trabalho imenso em manter-nos de pe. Este tipo de ataque derruba praticamente qualquer coisa”.

Linford disse que o ataque estava sendo investigado por cinco polícias cibernéticas no mundo, mas afirmou que não poderia dar mais detalhes, já que as polícias envolvidas temem se alvos de ataques também.

Os autores da ofensiva usaram uma tática conhecida como Negação Distribuída de Serviço (DDoS, na sigla em inglês), que inunda o alvo com enormes quantidades de tráfego, em uma tentativa de deixá-lo inacessível.

Os servidores do Spamhaus foram escolhidos como alvo.

Linford disse ainda que o poder do ataque é grande o suficiente para derrubar uma estrutura de internet governamental.
Dave Lee, BBC

Restaurante Universitário da UFPI em Parnaíba volta a funcionar


Após a paralisação de funcionários e protestos dos alunos em defesa dos servidores, o Restaurante Universitário  voltou a funcionar no Campus Ministro Reis Veloso em Parnaíba. O restaurante era uma grande reivindicação dos universitários, principalmente daqueles que não tem famílias em nossa cidade.

Também sentiam falta de um R U no campus, os estudantes que moram em bairros distantes e precisam pagar transporte público 4 vezes ao dia para ir em casa fazer as refeições.
Quando era senador, Mão Santa recebeu a solicitação da classe estudantil e viabilizou os recursos necessários para a construção do restaurante industrial no Campus Ministro Reis Veloso. O R U oferece diariamente refeição nutritiva e de boa qualidade para os estudantes, professores e visitantes que pagam  pelo  bandejão  um preço simbólico. Estudante R$ 0,80, Funcionários e visitantes R$ 1,25.

Como senador parnaibano, Mão Santa além do restaurante universitário, liberou para a UFPI também, verba  orçamentária para  a instalação de laboratório  e aquisição de livros médicos para tornar viável a implantação do curso de medicina gratuito em Parnaíba. A UFPI trabalha para realizar vestibular de medicina no final deste ano.

Jornal da Parnaíba

Torcida azulina espera vitória sobre a Raposa na quarta-feira 27


Por Renneé Fontenele

Parnaíba (PI). ‘Vitória por honra à camisa azulina centenária’! É assim que a grande torcida do Parnahyba espera contemplar um resultado positivo na partida desta quarta-feira próxima, dia 27. O Tubarão receberá o Flamengo pela décima rodada do certame e a torcida, bastante ansiosa, promete empurrar o Peixe nessa tarefa difícil contra o rubro-negro teresinense.

A torcida do Tubarão poderia está feliz com a posição da equipe na tabela de classificação (e está), além do mais o clube azulino ocupa a segunda posição, sendo vice-líder do certame. Mas a derrota para o rubro-negro da capital, ainda pela terceira rodada, em Teresina, dia 6 de fevereiro, é razão de cobrança do torcedor. Vencer o Flamengo na quarta-feira significa, portanto, questão de ‘honra’, para a fanática torcida azulina.
Intervalo da partida contra o Flamengo, cuja vitória azulina aconteceu com gol de Paulo, cobrando penalidade máxima, no Piscinão. (Renneé Fontenele/PA/HD)

Em casa, a equipe de Paulo Moroni disputou cinco partidas. Empatou com o Piauí (1 a 1) e venceu o Cori-Sabbá (2 a 0), o 4 de Julho (3 a 1), a Sociedade Esportiva de Picos (3 a 2) e o Barras (3 a 2), não perdendo nenhum dos confrontos no Piscinão, motivo de grande expectativa do torcedor.

Parnahyba e Flamengo estarão em campo às 20h de quarta-feira (27), no estádio Piscinão em Parnaíba, pela décima rodada do Campeonato Piauiense Chevrolet 2013 de Futebol.

Fonte: Portal Azulino

Prefeito decreta ponto facultativo na quinta-feira


O prefeito Florentino Neto, no uso de suas atribuições legais, decretou ponto facultativo na quinta-feira, dia 28 de março.

Considerando a tradição religiosa da quinta-feira da Semana Santa e que tal data não se encontra incluída entre as datas consideradas feriados nacionais ou municipais, ele assinou o decreto que suspende expediente nos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal Direta, Indireta e Autárquica, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais.

Caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência.

Confirmado! Picos Vai Entrar Na Rota Dos Shoppings, Vem Ai O Picos Plaza Shopping


Com projeto já aprovado para a construção do shopping, terreno já transferido e alvará liberado, o empreendimento vai fazer total diferença no desenvolvimento comercial de Picos e região. Um shopping completo, situado na melhor localização de Picos, a Avenida Helvidio Nunes, eixo de crescimento da cidade modelo. “Este sem dúvida é o maior empreendimento da região e inédito para lojistas e investidores locais” afirma Claudio Pacheco diretor e coordenador do projeto. Lazer, compras, serviços, lojas, cinemas, ampla praça de alimentação e eventos, paisagismo, tudo em um só lugar.
A comercialização das lojas terá início em abril com exclusividade de vendas da Vega Imobiliária, uma empresa com ampla experiência, formada por profissionais renomados que atuam no setor de imobiliário piauiense há mais de 20 anos. A construção e incorporação será da Picos Plaza Shopping Empreendimentos Imobiliários uma empresa ligada ao grupo empresarial que tem experiência em lançar empreendimentos imobiliários pioneiros e de sucesso no Piauí e Maranhão, como o Riverside, primeiro shopping do Piauí, o Aldebaran Ville, primeiro condomínio residencial de alto padrão de Teresina, o Dunnas Shopping, o primeiro Shopping de Parnaíba e o Cocais Shopping, o primeiro Shopping do leste do maranhão, localizado em Timon.
“Claudio afirma ainda que Picos vai se consolidar como o grande centro de compras da região, " Com um empreendimento como esse, Picos se consolidará definitivamente o centro de compras de toda a microrregião de Picos, a cidade se tornará modelo na rota das grandes grifes e empresários e com uma grande vantagem, um shopping vendido, onde você é o dono da sua loja e ganha duas vezes, primeiro com a valorização de um imóvel dentro do maior empreendimento da região e segundo com o seu negocio dentro do Picos Plaza Shopping".
O Shopping será o marco inicial de um Masterplan que também inclui um hipermercado e condomínios residenciais no município.

É o fortalecimento da iniciativa privada gerando novas oportunidades.
Para maiores informações entrar em contato com a Vega Imobiliária através dos telefones: (86)9427-3721, Plantão Picos (89) 9909-4634 e (89) 9909-4695.

FONTE: Portal Meio Norte

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico de drogas em Parnaíba


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (27) em Parnaíba uma operação para combater o tráfico de drogas no litoral do Estado, denominada Operação Catavento. Três pessoas foram presas e foram apreendidas três armas, dinheiro e drogas (crack e maconha).

Juíz de direito da 2ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba expediu nove mandados de busca e apreensão, todos para serem cumpridos nas casas de pessoas apontadas pelas investigações como sendo traficantes de drogas.

Participam da operação 37 policiais federais, lotados na Superintendência da Polícia Federal no Estado do Piauí e na Delegacia de Polícia Federal de Parnaíba.

O trabalho policial foi em decorrência do aumento no índice de violência no Bairro São Vicente de Paula, conhecido popularmente por Catavento, havendo a notícia inclusive de disputa de traficantes pelo domínio do mercado local, o que vem gerando inclusive confrontos armados entre os criminosos.

Fonte: A24horas

Aprovado projeto que autoriza criação de Instituto Federal em Esperantina


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou  terça-feira (12) o Projeto de Lei 195/2008, do Senador João Vicente Claudino (PTB), que autoriza o Poder Executivo a criar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Esperantina (PI).

Segundo o senador, este projeto autorizando o Poder Executivo a criar um Instituto Federal de Educação no município é muito importante porque a cidade tornou-se um grande polo de desenvolvimento na região.
“Acredito que o ensino tecnológico é o caminho mais rápido para preparar a juventude para o processo de desenvolvimento. Além de beneficiar jovens inclusive de municípios vizinhos, a execução desse projeto vai implementar mudanças na economia do Estado do Piauí como um todo”, declarou o autor do projeto.

Fonte: 180graus

Operação Semana Santa em Parnaíba


Pelo menos 30 militares estão reforçando as blitzes em Parnaíba no período que antecede a Páscoa 

Homens lotados no 2º Batalhão de Policia Militar com sede em Parnaíba, se agruparam por volta das 16hs da tarde desta terça-feira no Patio do PPTRAN, localizado no bairro São Benedito, para reforçarem o efetivo de militares do patrulhamento de trânsito de Parnaíba.
Os policiais saíram do PPTRAN e seguiram para realização de blitzes em pontos estratégicos em vias da cidade, tendo à avenida São Sebastião como um dos pontos de fiscalização.
"Essa fiscalização é ordenada pelo tenente-coronel Sousa, como parte da Operação Semana Santa para dá mais segurança a população nesse feriado em nossa cidade", disse um militar do 2ºBPM.

Júnior e João Silva estão participando da operação

Fonte: Portal do Catita

AGESPISA volta a deixar parnaibano sem água nesta quarta-feira


Pela terceira vez em menos de uma semana, a gerência regional da AGESPISA em Parnaíba emite um comunicado de falta de água na cidade. Nesta quarta-feira (27) cerca de 11 bairros terão o abastecimento suspenso em razão da “correção de vazamentos”.

O fato é que há tempos a empresa tem causado transtornos aos usuários, não só no litoral piauiense, mas em todo o Estado. Uma prova disso é que a capital Teresina ficou sem água por mais de três dias no final da semana passada, após o rompimento de uma tubulação.

Uma crise institucional foi gerada depois que o presidente da AGESPISA, Antônio Neto, (certamente aproveitando-se da má reputação da companhia federalizada) declarou que distribuidora de energia Eletrobrás teria sido a culpada pelo desabastecimento.

Em todo caso, quem mais sofre é a população e os turistas ao ficar a mercê de um serviço de baixa qualidade provocado – dentre outros motivos – por um sistema obsoleto e “ruim”, conforme chegou a admitir o próprio governador Wilson Martins.

Confira o comunicado de falta de água nesta quarta-feira
Por Daniel Saturnino


Twitter
Twitter Twitter