A estudante Cristhiane Lavine Alves Carocas foi a melhor colocada no Exame Classificatório 2013.1 do Instituto Federal do Piauí (IFPI), que teve seu resultado divulgado na tarde desta terça-feira (29).
Veja aqui o resultado completo
Cristhiane errou apenas duas questões e fez 58 pontos na prova, que tinha 30 questões de português e outras 30 de matemática. Ela foi aprovada para o curso de Vestuário do campus Teresina Sul.
Aluna da escola privada Menino Jesus e moradora da Vila do Gavião, zona Leste, Cristhiane tem 15 anos e escolheu a área de Vestuário por afinidade. Ela se classifica como uma candidata que gosta muito de estudar - três horas por dia. "Estou muito feliz. Quase que morro aqui quando anunciaram que fiquei em primeiro lugar", afirmou.
O certame teve 13 mil candidatos inscritos para 2.250 vagas em 27 cursos técnicos de nível médio. As vagas de cursos superiores já foram preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A coordenadora da comissão do Exame Classicatório, Rosilda Maria Alves, informou que o IFPI já respeitou a lei federal de cotas, levando em conta a renda familiar de até 1,5 salário mínimo e estudantes de escolas públicas auto declarados pretos, pardos ou indígenas. Além disso, pessoas com deficiência comprovada por laudo médico também tiveram vagas reservadas.
As maiores concorrências foram para Administração (Campus Teresina Central) e Informática (Campus Teresina Central), com demanda de 23,86 e 23,23 candidatos por vaga, respectivamente.
Rosilda ressaltou que o desafio do IFPI agora é fazer com que os alunos permaneçam nos cursos. A professora pediu que quem não conseguiu aprovação continue na luta.
Maria das Graças Batista, pró-reitora de ensino, lembrou que o aluno do IFPI tem assistência médica e odontológica, além de bolsas que possibilitam seu crescimento.
O reitor do IFPI, professor Francisco das Chagas Santana, afirmou que o Instituto é o melhor do Brasil, mesmo com seus adversários tentando tirar esse título. Hoje, a instituição possui 17 campi espalhados pelo interior. Antes eram 2.500 e agora já são 20 mil em todo o Piauí. "Por isso, ela é a melhor do Brasil. E temos que ser os melhores. E quem reclama é quem não quer trabalhar".
Santana anunciou para 2013 a inauguração de mais um campus do IFPI, na região do Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina. Ele afirmou que o próximo reitor, a ser eleito em fevereiro, deverá batalhar por outros dois novos campi: na Santa Maria, zona Norte, e outro na zona Sul.
Fonte: Cidade Verde
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator do blog.
DÊ A SUA OPINIÃO: