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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Desserviço do Transporte Público em Parnaíba

Foto: Proparnaiba.com

E quando se fala em “Transporte público” em Parnaíba, nada mais vem à cabeça do que um projeto mal sucedido, precário e ineficiente que a população tem que sobreviver e que não atenda efetivamente todos os seus anseios e demandas.

E a culpa é de quem?

O transporte público é uma das necessidades básicas que deveria está acessível à população nos seus trajetos diários e proporcionando uma locomoção digna para aqueles que pagam firmemente seus impostos. A população parnaibana vive a mercê de um transporte público precário, onde o serviço não atende seus reais anseios, devido à deficitária frota e suas péssimas estruturas, com vans destruídas, poltronas limitadas e estruturas que não dialogam com o que os residentes locais esperavam.

Em entrevista o Secretário de Transportes Heleno de Souza Maia falou um pouco sobre o transporte de Parnaíba. A seguir a entrevista:

Qual sua percepção acerca do transporte de Parnaíba?

Sec. Heleno de Souza: Vem evoluindo. Ao longo dos anos, ele passou por alguns momentos críticos em termo de atendimento da população e passa por um momento de reorganização e reposicionamento em relação ao atendimento ao público.

Existe algum projeto que vise à melhoria do transporte em relação aos bairros?

Sec. Heleno de Souza:  Sem dúvidas temos vários projetos, o principal passa pela preparação das pessoas que prestam esses serviços, nós fizemos algumas reuniões com os proprietários dos veículos e presidente da cooperativa. O importante do transporte público é ser seguro, confortável e ter a confiança da população, as pessoas serem auxiliadas e para tal, a cooperativa tem programado alguns cursos de relações interpessoais para seus colaboradores e para aqueles que vêm cometendo algumas falhas em termos da execução do servido, vem sendo demitidos e assim colocando pessoais mais qualificadas.

Existe alguma medida em relação ao transporte no período noturno?

Sec. Heleno de Souza:  Sem dúvidas. Você está antecipando o que ainda não tratei com o prefeito, mas pretendemos montar um circuito universitário que passe pela UESPI, FAP, UFPI, FATECI, IFET, ou seja, que consiga cobrir os principais centros universitários. A cooperativa já foi solicitada e orientada de como deveria ser essa rota, dando um prazo de 10 dias para que seja apresentado esse circuito, tendo assim posteriormente o aval da secretária e prefeitura e essa é uma demanda que já foi pensada.

Existe uma fiscalização por parte da secretária de transporte acerca dos prestadores de serviço/vans?

Sec. Heleno de Souza:  Existem grupos e guardas municipais responsáveis pela fiscalização atuando ao longo do dia e noite, com viaturas e motocicletas, além de fiscais em pontos de saída, onde controlamos a duração do percurso e se o mesmo não for cumprido, dentro do prazo, os proprietários são notificados a corrigir.

Ayres, assessor de impressa da Coopertranp, complementou:

Através da parceria com a secretaria, dentro de um mês, estamos vendo carros com maiores suportes para determinados bairros, carros que não estavam atendendo a algumas linhas foram substituídos e a tendência é que cada vez mais aconteça essa parceria pública e a cooperativa tem projetos de até julho o transporte público está com uma frota de micro-ônibus novos para Parnaíba, devido a essa parceria forte que acontece.

Porém, alguns prestadores de serviços afirmam que os mesmos passam por péssimas condições de trabalho, a fiscalização é praticamente inexistente, onde vans não cumprem seus horários e além de que NENHUMA VAN possuir alvará de funcionamento.

No Bairro São José, duas vans fazem circuito diariamente, porém, algumas pessoas denunciaram que as mesmas não estão sendo fiscalizadas e assim os prestadores de serviço não completam todo o caminho a ser percursado.

Agora é esperar, esperar para reivindicar!
Ricardo Rayan para o Proparnaiba.com

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