Foto: Proparnaiba.com |
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) multou a Eletrobras Distribuição Piauí em R$ 8 milhões e 800 mil no ano passado, por baixa qualidade do atendimento e manutenção de equipamentos de energia elétrica no Piauí
e descumprimento das metas dos indicadores da agência reguladora. O valor da multa representa 0,98% do faturamento da concessionária. O Piauí registrou em relatório do ano passado quase seis vezes o número de quedas de fornecimento de energia e o tempo de falta de energia que o Ceará.
A Eletrobras Piauí informou ter passado 34 horas sem energia em 2012, enquanto no Ceará foram apenas 6 horas sem energia, durante todo o ano. No ano passado a diretoria da Aneel aplicou multas a cinco empresas: Eletrobras Distribuição Piauí, Furnas, Ampla, Celg Distribuição e CPFL Piratininga. A Eletro-bras Piauí recebeu a maior multa, por descumprimento de normas referentes à qualidade do atendimento e manutenção de equipamentos e por causa das longas interrupções no fornecimento de energia elétrica.
A empresa vem sendo multada desde o ano de 2009. A companhia recorreu de todas as multas aplicadas, mas sem sucesso. No Índice Aneel de Satisfação do Consumidor, avaliando a situação da empresa de 2002 a 2012, a Eletrobras Piauí ficou com média 45,65%, considerada ainda regular para os padrões da agência reguladora. Segundo os resultados do relatório apresentado à Aneel, que trata da distribuição de energia medindo a satisfação e a confiabilidade dos consumidores, nenhum dos índices positivos chegou a 50%, com exceção da desconformidade, que bateu 51,42%.
No geral, os índices de confiança chegaram a 43,9%; de preocupação com cliente, 47%; competência, 48%; qualidade percebida, 46%; e satisfação, 45%. Nos resultados aplicados o preço/beneficio ficou com índice de 36%, assim como o preço/fornecimento. O preço/atendimento, conforme o relatório é de 37%.
O relatório da Aneel não inclui as quedas no fornecimento de energia ocorridas este ano. Em fevereiro, em pleno carnaval, Luis Correia e Parnaíba ficaram 12 horas sem energia elétrica devido à queda de três postes de iluminação pública. Mais de 200 mil pessoas foram prejudicadas. Nos últimos dias têm ocorrido quedas frequentes no fornecimento de energia.
Fonte: Diário do Povo
Edição: Proparnaiba.com
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator do blog.
DÊ A SUA OPINIÃO: