Numa operação realizada na semana passada no litoral do Piauí fiscais da Secretaria de Fazenda do Estado descobriram que pelo menos três fazendas de criação de camarão em cativeiro estão participando de um esquema criminoso com um grupo do Ceará que leva toneladas do produto para o vizinho Estado, sem pagar impostos, de onde faz exportação para a Europa.
Os fiscais conseguiram interceptar um contrabando de pelo menos quatro toneladas, mas estranhamente receberam determinação para cobrar apenas sobre 500 quilos.
As fazendas são clandestinas e estão localizadas nas proximidades da divisa com o Ceará, no município de Cajueiro da Praia. A operação itinerante dos fiscais da Fazenda descobriu ainda que grande parte do Camarão também vai para o Estado do Maranhão, com indícios de que é despachado direto para o Porto de Itaqui, sem recolhimento de impostos para o Estado produtor.
Fiscais que participaram da operação, cujos nomes pediram para ser omitido no noticiário, disseram que numa das fazendas descobertas existem três tanques, cada um com capacidade para 5 toneladas de camarão de cativeiro.
Uma delas foi notificada a pagar imposto na hora para o Estado mas teve a obrigação abrandada depois de um telefonema para Teresina.
Os fiscais descobriram uma das maneiras utilizadas pelo grupo para fazer o camarão sair do Piauí. Um caminhão vindo de município vizinho do Ceará entra no Piauí com a desculpa de comprar nas salinas da região e camufla toneladas de camarão sob uma camada de sal.
Eles foram informados na região de que esse esquema vem sendo executado há muito tempo e tem tornado ricos e poderosos proprietários das fazendas e membros do esquema de compra no Ceará por causa do preço cobrado na exportação. O camarão é de boa qualidade.
GP1/Feitosa Costa
Chamada Geral
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator do blog.
DÊ A SUA OPINIÃO: