Focando na Noticia!

Agoracontece.blogspot.com.br

Foco nas Ruas

Noticias do seu cotidiano.

Foco na Cidade

Todas as Noticias da Cidade você vai ver aqui!

Foco no Litoral

Fotos de nosso litoral.

Foco no Piauí

Noticias de todo o Piaui

Foco no Brasil

Noticias Nacionais.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Policia militar prende caminhoneiro com revólver durante blitz na BR 402


Policiais militares sob o comando do coronel Raimundo Sousa, realizavam uma blitz próximo ao depósito da coca-cola, na BR 402, na Baixa do Aragão, por volta das 00hs 30 da madrugada de hoje(11/09), quando abordaram um caminhão modelo Mercedes Benz, de placas KDW-9074-Fortaleza-CE, conduzido por Francisco Inaldo França da Silva, de 61 anos, natural de Quixadá, residente na avenida presidente Costa e Silva, bairro Mudubim, em Fortaleza-CE, e encontraram um revólver calibre 38, com 05 munições intactas, na cabine do veículo, após uma vistoria policial naquele automóvel.

O acusado foi conduzido a central de flagrantes e autuado por porte ilegal de arma de fogo, onde foi liberado do xadrez após pagar uma fiança de um salário mínimo.

A arma apreendida foi encaminhada na manhã de hoje para a delegacia do 2º DP no conjunto Cohab.

Fonte: Portal do Catita

Nova diretora do HEDA diz que fará gestão com servidores

Foto: Patrícia Andrade/G1
A nova diretora do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), de Parnaíba, Clara Leal, assume o comando da unidade de saúde na quinta-feira (12). Ela foi nomeada pelo governador Wilson Martins como interventora da unidade de saúde ainda nesta terça-feira.

Clara disse que já está montando uma agenda de trabalho para quando assumir  cargo.

“Eu já assumo na quinta-feira. Foi tudo de repente. Eu vou montar uma agenda de trabalho assim que chegar no hospital para me inteirar da situação e fazer um diagnóstico”, afirmou.

Segundo ela, o passo seguinte é discutir com os servidores do HEDA soluções para os problemas do hospital, de forma que ele volte a prestar um bom serviço à população. “Vou sentar com os trabalhadores e discutir cada um dos problemas”, declarou.

Sobre o convite para assumir a direção do hospital, Clara disse que foi tudo muito rápido e que sabe da grande responsabilidade em comandar o principal hospital da região Norte do Piauí. “Tenho certeza do tamanho da responsabilidade farei todos os esforços para honrar a confiança do governador e do secretário de saúde, Ernani Maia”, finalizou.

Clara Leal é funcionária da Prefeitura de Teresina desde os anos 1980. Coordenou o antigo SOS Teresina, hoje SAMU, e foi diretora da Maternidade Wall Ferraz, no bairro Dirceu Arcoverde. Ela deixou a direção do HUT em 2012.

 Ccom
Edição: Proparnaiba.com

Vila Olímpica é desproporcional a cidade Parnaíba, diz o TCU

Com as obras paradas desde 2012 a Vila Olímpica de Parnaíba encontra-se em situação de abandono e irregularidade. O fato é que o tribunal de contas da união quer saber da Fundespi e Ministério do Esporte o porquê da ausência de estudos sobre a viabilidade técnica e socioeconômica para implantação em Parnaíba que dispõe em torno de 150 mil habitantes. A obra é incompatível com o tamanho da cidade. Por conta disso, o repasse de verbas através da caixa econômica federal foi suspenso.

O Complexo Esportivo da Vila Olímpica deveria dispor de estádio olímpico para capacidade de 30 mil torcedores, uma vila olímpica com ginásio para cinco mil pessoas, uma piscina olímpica para natação e outra para saltos ornamentais, duas quadras poliesportivas, duas quadras de vôlei de areia, quatro quadras de tênis, pista de cooper, mais arquibancadas para duas mil e 500 pessoas, estacionamento para 500 veículos, oito quiosques, além de vestiários, banheiros, etc.  

O Tribunal de Contas da União exige explicações no prazo de 15 dias. O Proparnaiba.com esteve nas obras paradas da Vila Olímpica que ocupam grande área e registrou. Ao que parece continuará em abandono e sem utilidade. A utilidade do que foi construído é inadequado ao seu valor até então empregado.






Daniel Santos e Renato Carlos para o Proparnaiba.com 

Moto colide com outra que estava parada em faixa de pedestre


Nas primeiras horas da manhã de hoje (11), por volta das 7h30, duas motocicletas acabaram se chocando na Avenida São Sebastião em frente ao Tiro de Gerra 10 012, no bairro Fátima.

De acordo com o Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTRAN), que levantou as informações  no local, o fato ocorreu após as motocicletas que seguiam  na avenida São Sebastião, sentindo balão Mirante colidirem.

A condutora, Ildete Costa  Ramos de 39 anos, que seguia em sua  motocicleta fan preta de placa OEB 7046, parou na faixa de pedestre, quando Edílson Carvalho, 33 anos que seguia logo atrás, acabou por colidir na traseira da motocicleta. Ildete disse que chegou a buzina para alertar o mesmo. Edílson Carvalho, é mototaxista, habilitado e documentação da moto regular. Ildete, não é habilitada.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, (SAMU), foi acionado até o local para fazer os primeiros socorros, Edilson teve uma fratura na perna e foi levado para o (HEDA). Policiais informaram que a mãe de Edílson ao chegar no local e vendo o filho naquela situação, passou mal e foi levada também para o HEDA.

Renato Carlos para o Proparnaiba.com

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Jovem provoca acidente e ultrapassa PRF pela direita

 O jovem Erle Junior da Silva Oliveira, 25 anos de idade, foi conduzido pela Polícia Rodoviária Federal a 5ª Delegacia da PRF após ser abordado no final da tarde de segunda-feira (09) depois de ultrapassar pela direita uma viatura da Polícia Rodoviária Federal na BR-343.

Oliveira conduzia um veículo Fiat Fiorino, placas LVQ 2881 Teresina (PI), e foi questionado sobre o porquê do para-choque estar amassado. Ele disse que havia batido em um muro. Em seguida, outra equipe de policiais chegou de um acidente ocorrido próximo ao Balão do Mirante e constatou que o autor era Erle Oliveira que fugiu do local do acidente.

Segundo o inspetor Mário Augusto, chefe da 5ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal em Parnaíba, Erle colidiu em uma moto Fan de cor preta, placa NIR 0290 Parnaíba (PI), conduzida por Lucélia Pereira de Lacerda, 34 anos. Ela foi socorrida pelo SAMU. Após averiguação feita, além das infrações constatadas, o carro está com o lacre de identificação violado e cinco restrições judiciais, três de circulação e duas de transferência. O inspetor Mário disse que o veículo será levado a Central de Flagrantes e ficará a disposição da justiça.

Daniel Santos para o Proparnaiba.com

Vila Olímpica de Parnaíba:TCU suspende repasses federais das obras

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a Caixa e Ministério do Esporte suspenda os repasses federais das obras da Vila Olímpica de Parnaíba. O acórdão foi votado no dia 04 de setembro pelo plenário do Tribunal.

O TCU quer que a Fundespi e Ministério do Esporte se manifestem em 15 dias, “sobre a ausência de estudos de viabilidade técnica e socioeconômica para implementação da Vila Olímpica de Parnaíba/PI, tendo em vista evidente incompatibilidade do porte do empreendimento com a conjuntura política, econômica e demográfica do município de Parnaíba- que conta apenas com cerca de 150 mil habitantes”, afirma o relatório.

Maquete do projeto da Vila Olímpica
Por conta disso, a obra está sendo classificada com Irregularidade Grave com recomendação de Paralisação (IG-P). Essa suspensão faz referência específica a dois contratos de elaboração de projetos. 

No acórdão, consta ainda que não há uma definição clara de quem irá ser responsável pela gestão da Vila Olímpica, se será da Fundespi ou do Ministério do Esporte.  

As obras começaram em julho de 2012 e foram paralisadas em dezembro do mesmo ano, por falta de repasse da Caixa Econômica Federal, por não reconhecer como válido o pregão de terraplanagem e das quadras da Vila. O relatório do TCU contesta a decisão da Caixa, porém encontrou outras irregularidades no projeto para manter o contrato suspenso.  

O Complexo Esportivo da Vila Olímpica estava estimado em mais de R$ 200 milhões. Com estádio olímpico para capacidade de 30 mil torcedores, uma vila olímpica com ginásio para cinco mil pessoas, uma piscina olímpica para natação e outra para saltos ornamentais, duas quadras poliesportivas, duas quadras de vôlei de areia, quatro quadras de tênis, pista de cooper, mais arquibancadas para duas mil e 500 pessoas, estacionamento para 500 veículos, oito quiosques, além de vestiários, banheiros etc.  

O relator do acórdão foi o ministro-substituto André de Carvalho. A auditoria ocorreu do dia 27 de maio a 28 de junho de 2013. 

Confira na íntegra a decisão

Fonte: Cidadeverde
Edição: Proparnaiba.com

Em audiência com prefeito Florentino Neto, governador aceita federalização do HEDA


Acabou no início desta tarde (10), por volta das 13h40, a audiência solicitada pelo prefeito Florentino Neto com o governador do Estado Wilson Martins. Estavam presentes o vice governador Moraes Souza Filho, o secretário do estado da Saúde, Ernani Maia,e o deputado federal Fabio Novo.


Na ocasião, Wilson Martins decidiu por uma intervenção no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde visando o restabelecimento das atividades, a efetivação dos pagamentos que estavam suspensos, respeitando o relatório da Controladoria Geral do Estado, e designou nova Diretoria para o HEDA.

O Governador também assinou um ofício à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) concordando que o Hospital seja entregue à Universidade Federal, para servir como Hospital Escola.    

Por PMP

sábado, 7 de setembro de 2013

Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior




quinta-feira, 5 de setembro de 2013

FRAUDE: URNA ELETRÔNICA É CONFIÁVEL?


Vídeo mostra falhas na contagem de votos através das urnas eletrônicas. Será se esse sistema é realmente confiável? A urna eletrônica é um aparelho "inventado" por homens, como o TSE diz que ninguém pode burla a urna?

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

DENUNCIA: Superlotação na Pronto Clínica.




Acabei de chegar de uma tentativa de consulta na Pronto Clínica de Parnaíba. É vergonhosa a situação da clinica de Parnaíba. Não atende por que não pode comportar o número de pacientes (crianças) que a todo estante chegam, nem com plano de saúde tipo, UNIMED estão atendendo.


A clinica informou que não vai atender mais ninguém, como se os pacientes fossem "coisas descartáveis". O que fazer em uma situação como esta? O que a Pronto Clínica está dizendo é que ela não tem condição de atender a população, dai que é bom que apareça outras clínicas na cidade ou quem sabe os médicos cubanos, já que os daqui não dão conta de atender e estão humilhando e massacrando o cidadão, que além de pagar seus impostos pagam também o plano de saúde. Vergonhosa a saúde em nossa cidade.

Redação.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

QUEM É O "PODEROSO" QUE ESTÁ POR TRÁS DO "M SHOWS?" OU PARNAÍBA É "TERRA DE NINGUÉM?"

De ontem para hoje, literalmente, o Clube"M Shows", de um tal senhor Maluco (deve ser bem maluco mesmo). Foi uma gritaria sem fim até às 6 horas da manhã, com uns descompensados tocando forró, ou sei lá o quê, obrigando todo mundo a escutar os grunhidos da banda, sem que se soubesse que alguma autoridade interferisse em prol da vizinhança. E isso é porque o "M Shows" era até bem pouco tempo uma casa de shows que funcionava irregularmente. Passou pelo menos 6 anos sem o alvará de funcionamento da Prefeitura. E o que fizeram as autoridades? Isso mesmo que você está pensando:NADA!

Só em Parnaíba "neguim" pega o quinta de sua casa e transforma numa casa de eventos. Não se importa com a vizinhança, porque as autoridades são "mansas", para não dizer omissas.Não se respeita a necessidade de adequações acústicas, para respeitar o espaço alheio.Até parece que Parnaíba é "terra de ninguém". 

Blog do B.Silva.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

GRP prende homem com crack e dinheiro no bairro Piauí.


Jamerson Braga, autuado como usuário de drogas 
Homens lotados do Grupo Reservado do 2º Batalhão da Policia Militar, sediado na cidade de Parnaíba, prenderam por volta das 13hs da tarde dessa segunda-feira(12/08), nas imediações do mercado localizado na avenida Dr. João Silva Filho, o elemento Jamerson Braga Sampaio, de 24 anos, que estava em posse de 5 pedras de crack e a importância em dinheiro no valor de R$ 115 reais.
O acusado foi conduzido para central de flagrantes e autuado no crime previsto em lei de usuário de drogas, sendo liberado por volta das 19hs 30 da noite.

De acordo com a policia, Jamerson está sendo investigado há pelo menos 6 meses como suposto arrombador.

Fonte: Portal do Catita

VERGONHA: Moradores sofrem pelo fedentina de esgoto.

Faixa indica local de esgoto e fedentina no cruzamento da Avenida Álvaro Mendes com Senador Furtado, no bairro Nova Parnaíba. Os moradores pedem solução ao prefeito para resolver o problema.

Fonte: Portal do Catita

Nossa mãe Parnaíba faz 169 anos. Viúva e empobrecida.

Por:Antônio de Pádua Marques(*)
Todos nós homens temos duas mães. Aquela de carne e osso, a humana, a mulher, e a mãe que é a terra onde nascemos. Mas não vou falar da mulher agora. Deixo pra outra época. E mais eu que já perdi a minha faz alguns poucos anos. Vou falar de nossa velha e querida mãe Parnaíba, que faz esta semana mais um aniversário, 169 anos. E bem que esta velhice poderia ser mais alegre e sossegada. Mas a velha mãe de todos nós está viúva e empobrecida, com uns cacos de dentes na boca e que de tanto sofrimento e humilhações já faz um tempo que não se levanta da rede.
Parnaíba nasceu na beira de um rio e dona de fortuna. E assim como muitas mulheres de carne e osso, teve uma penca de filhos. E como toda mãe, viu muitos destes filhos saírem de casa pelo mundo em busca de boa sorte e fortuna enquanto outros, mais reservados e até tomados de medo, preferiram ficar segurando sua saia e ouvindo seus conselhos. Porque não existe maior fortaleza, abrigo maior e mais seguro do que a barra da saia de uma mãe. E muitos foram os filhos de Parnaíba, legítimos ou adotados que ficaram tentando de alguma forma crescer sem ter de abandonar a casa.
Mas como toda mãe de carne e osso, a mãe de terra Parnaíba também tem e teve filhos de toda índole. Tem e teve os filhos bons, os obedientes, mas teve os sonsos, outros ingratos, tantos e tantos desonestos, alguns esnobes, falsos, teve e tem os espertos e os oportunistas, os maluvidos, os buliçosos, os subservientes, os estudiosos, alguns mais caridosos, outros violentos e até aqueles que gostam de pegar no alheio. E a mãe ali, esperando todos eles voltarem pra casa, inocentes feito anjos de altar, tal e qual saíram um dia para procurar luz no mundo.
Porque a Parnaíba mãe nesses mais de 160 anos parece mais velha? Porque a mãe de terra Parnaíba, assim igual à mãe de carne e osso, está viúva, pobre e tantas e tantas vezes coberta de vergonha pelas peraltices e desordens de alguns de seus filhos, que ao invés de lhe trazerem sossego pra dentro de casa, trouxeram mesmo foi sofrimento. Sofrimento pelas besteiras que andaram fazendo e deixando fazer. Filhos que se juntando às más companhias lá fora acharam de praticar a gatunagem e vieram na calada da noite roubar a própria casa.
Porque se existe maior desgosto pra uma mãe de carne e osso deve ser o de admitir que um filho erra e traz vergonha pra dentro de sua casa. E olhe que são e foram muitos os filhos da “dona” Parnaíba que assim procederam. Porque foram muitos os filhos desta viúva empobrecida que se aventuraram em empreitadas duvidosas, Porque se existe maior contrariedade para uma mãe é de saber pela boca dos outros um malfeito de filho e não ter condições de contestar. E é isso o que acontece e aconteceu muito nesta Parnaíba de 169 anos.
Parnaíba chega ano que vem aos 170 anos. Para o que foi e de onde nasceu nada resta que lhe dê esperança. Pelo menos aqui pertinho de nosso tempo nada ou quase nada há de mudar. Porque em se tratando de uma cidade não se muda feição de um dia pra noite e nem da noite pro dia feito maquiagem em cara de artista. Mas ainda num futuro remoto, que certamente não estará mais ao meu alcance, outros homens verão e terão dias mais alegres, onde a fortuna alcance a todos. Uma Parnaíba cheia de oportunidades pra todos, sem a necessidade do império da injustiça e a maldita politicagem. E aí esta viúva que deve estar próxima do segundo centenário vai realmente poder sorrir e mostrar os dentes sem a necessidade de tapar a boca com a mão.
(*) Antônio de Pádua Marques é Jornalista e escritor
P.S:O artigo acima foi escrito especialmente para o Jornal "Tribuna do Litoral" (nas bancas nesta 4ª feira) que sairá amanhã em Edição Especial pelo Aniversário de Parnaíba(BS)

Fonte: blog do B.Silva

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PIAUÍ BEM NA FITA: NAS PÁGINAS AMARELAS DA 'VEJA'

O jornalista Arimatéia Azevedo, no seu Portal Az, dá destaque para a entrevista do presidente Nacional da OAB:"Pela primeira vez – que se tem noticia – um representante do Piauí é o entrevistado de Páginas Amarelas, da Veja. 
O protagonista desse fato é o advogado Marcus Vinicius Furtado Coelho que aborda temas como a reforma política, judiciário mais célere e a maioridade penal.

Equilíbrio
Marcus Vinicius demonstra conhecimento e equilíbrio no enfrentamento dessas questões e faz com que a OAB, defensora de causas da República, cresça como instituição representativa da classe e dos interesses maiores da sociedade.
O Piauí aparece positivamente na figura de Marcus Vinícius".

Fonte: blog do B.Silva

Sede dos Bombeiros em Parnaíba terá alojamento e sala de aula

Reformas na estrutura da sede do CBM de Parnaíba
 A sede do 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar esta passando por reformas para melhorar a funcionalidade do local. Estão sendo construídos dois alojamentos sendo um para homens e outro para mulheres, além de uma sala de aula. O local servirá para o reforço que vem da capital.

O galpão da garagem também esta sendo reformado e terá novo teto. Na ocasião ainda serão corrigidas infiltrações na estrutura. Segundo o major Rivelino Moura, comandante da corporação, as obras são para trazer mais condições de trabalho aos profissionais até a construção do prédio dos bombeiros militares que ficará próximo ao Abrigo São José, bairro São Benedito, em Parnaíba.
A reforma do prédio no centro da cidade começou na semana passada através de recursos arrecadados pela própria instituição por meio das taxas de serviço. As obras devem durar 45 dias. Com relação à nova sede do Corpo de Bombeiros Militar em Parnaíba, Rivelino informou que o projeto está feito e está sendo finalizado o planilhamento. “As reformas realizadas hoje são para melhores condições de trabalho até que o quartel seja construído”, garantiu o comandante.

Daniel Santos para o Proparnaiba.com 

SUGEIRA EMBAIXO DO TAPETE DA PETROBRÁS

60% a 70% do dinheiro arrecadado dos empresários era repassado ao PMDB, sobretudo à bancada mineira do partido na Câmara, principal responsável pela indicação de Zelada à Petrobras. De acordo com João Augusto, o dinheiro servia para pagar campanhas ou para encher os bolsos dos deputados. O restante, diz ele, era repartido entre ele próprio e seus operadores na Petrobras – os responsáveis pelo encaminhamento dos contratos.

Segundo João Augusto e outros quatro lobistas do PMDB, o dinheiro era distribuído a muita gente em Brasília. A maior parte seguia para os dez deputados do partido em Minas, entre eles o atual ministro da Agricultura, Antonio Andrade, e o presidente da Comissão de Finanças da Câmara, João Magalhães.

O dinheiro, de acordo com João Augusto, não ficava apenas com essa turma. Segundo o relato dele e dos outros lobistas, o secretário das Finanças do PT, João Vaccari, recebeu o equivalente a US$ 8 milhões durante a campanha presidencial de Dilma Rousseff em 2010. João Augusto diz que organizou, pessoalmente e por meio de Vaccari, o repasse para a campanha de Dilma.

O dinheiro, segundo ele, foi pago pela Odebrecht, em razão de um contrato bilionário fechado na área internacional da Petrobras, que dependia de aprovação do então presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, do PT. À Justiça Eleitoral, a campanha de Dilma declarou ter recebido R$ 2,4 milhões da Odebrecht.

As denúncias de João Augusto são contestadas pelos acusados. Vaccari, secretário de finanças do PT, diz que não era responsável pela tesouraria da campanha de Dilma. Afirma ainda que “todas as doações ao PT são feitas dentro do que determina a legislação em vigor e de uma política de transparência do PT”.
Gabrielli diz, por meio de nota, não ter conversado sobre o contrato da Odebrecht com Vaccari. Zelada afirma desconhecer a atuação de João Augusto na intermediação de contratos na Petrobras e nega ter sido indicado pelo PMDB. A Petrobras informou em nota que não comentaria o assunto.

Apesar de todas as contestações, a reportagem de ÉPOCA confirmou, por meio de entrevistas em três cidades, vários pontos do depoimento de João Augusto. Investigações oficiais ainda são necessárias para apurar todas as suas denúncias.
Juçara de Santis – REVOLTADA ON LINE

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Dep. Romário denuncia "golpe" de R$3 bilhões envolvendo ministro de Dilma e CBF

De acordo com o relatado por Luiz Garcia, o deputado Romário denunciou ao plenário da Câmara um "calote" de R$ 3 bilhões, por meio de um fato até então ignorado: no dia 9 de julho, em Brasília, ocorreu uma reunião entre José Maria Marín, presidente da CBF - Confederação Brasileira de Futebol - e um grupo de cerca de 25 deputados e senadores com o intuito de discutir uma proposta pouco anunciada nos meios midiáticos.

Segundo o mesmo, o Ministério do Esporte, presidido por Aldo Rebelo, ministro alocado por Dilma Rousseff, estaria preparando uma medida provisória que será responsável por anistiar dívidas de diversos clubes de futebol brasileiros, totalizando cerca de R$3 bilhões de "golpe" aos cofres públicos.

Tal valor seria correspondente à soma de dívidas acumuladas durante 20 anos quanto ao pagamento de INSS, Imposto de Renda e Fundo de Garantia.

Conforme o discurso do deputado, não foi discutido pagamento, mas o encaminhamento da anistia, a despeito de não se ter revelado o que foi "acertado".

Marcos Camponi.

Com informações de O Globo e Agência Câmara.

Concurso de oficiais da PM-PI só para bacharel em Direito

APM-PI oferecerá curso para oficiais
A Academia de Polícia Militar do Piauí (APM-PI) vai retomar o curso de Bacharelado em Segurança  Pública e o concurso deve ser lançado ainda este mês, segundo o tenente coronel Lucides Carvalho dos Santos, comandante da academia deste do dia 15 de julho.

Serão ofertadas 30 vagas, mas somente poderão concorrer os candidatos que têm Bacharelado em Direito. Anteriormente, o pretendente deveria ter apenas o ensino médio completo. O curso de oficiais deve durar dois anos e será realizado através da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Dentro do processo de descentralização do ensino na Polícia Militar do Piauí será realizado mais um Curso de Formação de Cabos (CFC), no final de setembro e será semipresencial. O tenente coronel Lucides disse que a academia estava desativa e já havia voltado às atividades, sendo que foi nomeado para preparar a APM-PI para este curso de bacharelado.

Daniel Santos para o Proparnaiba.com 

Buriti dos Lopes: Merenda escolar transportada de forma irregular


Professores da rede municipal de Educação de Buriti dos Lopes flagraram o transporte  irregular de merenda escolar. As imagens foram registradas, nesta semana, em frente a secretaria de Educação

durante protesto da classe que reivindica o cumprimento do pagamento do piso salarial.

Fotos: Campomaioremfoco
De acordo com os professores, o veículo responsável pelo transporte é totalmente aberto e sem nenhuma higienização, as caixas com alimentos, inclusive congelados, são expostas ao vento e à contaminação. "O transporte de alimentos quando é feito sem a devida higiene pode provocar a contaminação por diversos agentes, muitas vezes, imperceptíveis e de alto grau de nocividade para a saúde humana", destacam professores.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, a secretária de Educação, Nilma Val, esclarece que o transporte da merenda para as escolas era realizado em um veículo em condições precárias, e que a camionete das imagens está sendo utilizada como maneira alternativa para transportar os alimentos e dentro da condições de higiene.

"Temos apenas sete meses de gestão e não encontramos transporte ou recursos para comprar um que transportasse a merenda de maneira adequada. De toda forma, o carro é limpo e a merenda é de qualidade. O percurso de deslocamento dos alimentos é inferior a uma hora e não dá tempo de estragar. Tivemos que escolher em transportar desta maneira ou deixar as crianças com fome", pontua  Nilma Val.

A secretária de Educação conta também caracterizou a paralisação e reivindicação de alguns professores por um dia como um ato político. De acordo com a gestora, o piso salarial do magistério no município é cumprido e até o momento, nenhum representante da prefeitura recebeu um documento oficial com  as reivindicações dos professores. 

"Quando chegamos tínhamos apenas 30 professores e agora temos 166 trabalhando na Educação. Ninguém ganha inferior ao piso salarial e apenas alguns professores realizaram este protesto que tem cunho político", finaliza Nilma Val.

Fonte: cidadeverde
Edição: Proparnaiba.com


Twitter
Twitter Twitter