Um dos mistérios da vida cristã é por que Deus não destruiu Satanás imediatamente após o seu pecado. Sabemos que Deus um dia derrotará-lo ao jogá-lo ao Lago de Fogo onde será torturado dia e noite para sempre (Apocalipse 20:10), mas às vezes nos perguntamos por que Deus ainda não o destruiu. Talvez nunca saberemos o raciocínio exato de Deus, mas sabemos algumas coisas sobre a Sua natureza.
Em primeiro lugar, sabemos que Deus é absolutamente soberano sobre toda a criação, e isto inclui Satanás. É certo que Satanás e seus demônios causam estragos no mundo, mas eles só são permitidos uma certa quantidade de liberdade. Também sabemos que Deus tem planejado tudo do início dos tempos até o fim. Nada pode frustrar os Seus planos, e as coisas estão procedendo exatamente como programado. "O Senhor dos exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará" (Isaías 14:24).
Em segundo lugar, "sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28). Tudo o que Deus tem planejado para Satanás será o melhor possível. A perfeita ira e justiça de Deus serão satisfeitas, e a Sua justiça perfeita será glorificada. Aqueles que o amam e esperam que o Seu plano seja cumprido serão felizes em fazer parte desse plano e vão louvar e glorificá-lo ao ver tudo acontecer.
Terceiro, sabemos que questionar o plano de Deus e o seu tempo é questionar o próprio Deus, Seu julgamento, Seu caráter e natureza. Não é sensato questionar o Seu direito de fazer exatamente o que lhe agrada. O salmista nos diz: "Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito" (Salmo 18:30). Qualquer plano que venha da mente do Todo-Poderoso é o melhor plano possível. É verdade que não podemos esperar entender essa mente perfeitamente, como Ele nos lembra: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos"(Isaías 55:8-9). No entanto, a nossa responsabilidade para com Deus é obedecer a Ele, confiar nEle, e submeter-se à sua vontade, quer entendamos ou não. No que diz respeito ao tempo para a morte de Satanás, com certeza é o melhor plano possível porque é o plano de Deus.
No tribunal de justiça de Deus, satanás não teve direito a advogado de defesa, somente ao homem, porque Deus tanto o amou, foi-lhe dado um advogado. Sorte do homem e azar de satanás.
ResponderExcluir