Focando na Noticia!

Agoracontece.blogspot.com.br

Foco nas Ruas

Noticias do seu cotidiano.

Foco na Cidade

Todas as Noticias da Cidade você vai ver aqui!

Foco no Litoral

Fotos de nosso litoral.

Foco no Piauí

Noticias de todo o Piaui

Foco no Brasil

Noticias Nacionais.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Curiosidades do meio literário.

Imagem: Web

O escritor Wolfgang Von Goethe escrevia em pé. Ele mantinha em sua casa uma escrivaninha alta.

O escritor Pedro Nava parafusava os móveis de sua casa a fim que ninguém os tirasse do lugar.

Gilberto Freyre nunca manuseou aparelhos eletrônicos. Não sabia ligar sequer uma televisão. Todas as obras foram escritas a bico-de-pena, como o mais extenso de seus livros, Ordem e Progresso, de 703 páginas.

Euclides da Cunha, Superintendente de Obras Públicas de São Paulo, foi engenheiro responsável pela construção de uma ponte em São José do Rio Pardo (SP). A obra demorou três anos para ficar pronta e, alguns meses depois de inaugurada, a ponte simplesmente ruiu. Ele não se deu por vencido e a reconstruiu. Mas, por via das dúvidas, abandonou a carreira de engenheiro.

Machado de Assis, nosso grande escritor, ultrapassou tanto as barreiras sociais bem como físicas. Machado teve uma infância sofrida pela pobreza e ainda era míope, gago e sofria de epilepsia. Enquanto escrevia Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado foi acometido por uma de suas piores crises intestinais, com complicações para sua frágil visão. Os médicos recomendaram três meses de descanso em Petrópolis. Sem poder ler nem redigir, ditou grande parte do romance para a esposa, Carolina.

Graciliano Ramos era ateu convicto, mas tinha uma Bíblia na cabeceira só para apreciar os ensinamentos e os elementos de retórica. Por insistência da sogra, casou na igreja com Maria Augusta, católica fervorosa, mas exigiu que a cerimônia ficasse restrita aos pais do casal. No segundo casamento, com Heloísa, evitou transtornos: casou logo no religioso.

Aluísio de Azevedo tinha o hábito de, antes de escrever seus romances, desenhar e pintar, sobre papelão, as personagens principais mantendo-as em sua mesa de trabalho, enquanto escrevia.

José Lins do Rego era fanático por futebol. Foi diretor do Flamengo, do Rio, e chegou a chefiar a delegação brasileira no Campeonato Sul-Americano, em 1953.

Aos dezessete anos, 
Carlos Drummond de Andrade foi expulso do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), depois de um desentendimento com o professor de português. Imitava com perfeição a assinatura dos outros. Falsificou a do chefe durante anos para lhe poupar trabalho. Ninguém notou. Tinha a mania de picotar papel e tecidos. "Se não fizer isso, saio matando gente pela rua". Estraçalhou uma camisa nova em folha do neto. "Experimentei, ficou apertada, achei que tinha comprado o número errado. Mas não se impressione, amanhã lhe dou outra igualzinha."

Numa das viagens a Portugal, Cecília Meireles marcou um encontro com o poeta Fernando Pessoa no café A Brasileira, em Lisboa. Sentou-se ao meio-dia e esperou em vão até as duas horas da tarde. Decepcionada, voltou para o hotel, onde recebeu um livro autografado pelo autor lusitano. Junto com o exemplar, a explicação para o "furo": Fernando Pessoa tinha lido seu horóscopo pela manhã e concluído que não era um bom dia para o encontro.
 
Érico Veríssimo era quase tão taciturno quanto o filho Luís Fernando, também escritor. Numa viagem de trem a Cruz Alta, Érico fez uma pergunta que o filho respondeu quatro horas depois, quando chegavam à estação final.

Clarice Lispector era solitária e tinha crises de insônia. Ligava para os amigos e dizia coisas perturbadoras. Imprevisível, era comum ser convidada para jantar e ir embora antes de a comida ser servida.

Monteiro Lobato adorava café com farinha de milho, rapadura e içá torrado (a bolinha traseira da formiga tanajura), além de Biotônico Fontoura. "Para ele, era licor", diverte-se Joyce, a neta do escritor. Também tinha mania de consertar tudo. "Mas para arrumar uma coisa, sempre quebrava outra."

Manuel Bandeira sempre se gabou de um encontro com Machado de Assis, aos dez anos, numa viagem de trem. Puxou conversa: "O senhor gosta de Camões?" Bandeira recitou uma oitava de Os Lusíadas que o mestre não lembrava. Na velhice, confessou: era mentira. Tinha inventado a história para impressionar os amigos. Foi escoteiro dos nove aos treze anos. Nadador do Minas Tênis Clube, ganhou o título de campeão mineiro em 1939, no estilo costas.

Guimarães Rosa, médico recém-formado, trabalhou em lugarejos que não constavam no mapa. Cavalgava a noite inteira para atender a pacientes que viviam em longínquas fazendas. As consultas eram pagas com bolo, pudim, galinha e ovos. Sentia-se culpado quando os pacientes morriam. Acabou abandonando a profissão. "Não tinha vocação. Quase desmaiava ao ver sangue", conta Agnes, a filha mais nova.

Mário de Andrade provocava ciúmes no antropólogo Lévi-Strauss porque era muito amigo da mulher dele, Dina. Só depois da morte de Mário, o francês descobriu que se preocupava em vão. O escritor era homossexual.

Vinicius de Moraes, casado com Lila Bosco, no início dos anos 50, morava num minúsculo apartamento em Copacabana. Não tinha geladeira. Para aguentar o calor, chupava uma bala de hortelã e, em seguida, bebia um copo de água para ter sensação refrescante na boca.

José Lins do Rego foi o primeiro a quebrar as regras na ABL, em 1955. Em vez de elogiar o antecessor, como de costume, disse que Ataulfo de Paiva não poderia ter ocupado a cadeira por faltar-lhe vocação.

Jorge Amado para autorizar a adaptação de Gabriela para a tevê, impôs que o papel principal fosse dado a Sônia Braga. "Por quê?", perguntavam os jornalistas, Jorge respondeu: "O motivo é simples: nós somos amantes." Ficou todo mundo de boca aberta. O clima ficou mais pesado quando Sônia apareceu. Mas ele se levantou e, muito formal disse: "Muito prazer, encant ado." Era piada. Os dois nem se conheciam até então.

O poeta 
Pablo Neruda colecionava de quase tudo: conchas, navios em miniatura, garrafas e bebidas, máscaras, cachimbos, insetos, quase tudo que lhe dava na cabeça.

Vladimir Maiakóvski tinha o que atualmente chamamos de Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC). O poeta russo tinha mania de limpeza e costumava lavar as mãos diversas vezes ao dia, numa espécie de ritual repetitivo e obsessivo.

A preocupação excessiva com doenças fazia com que o escritor de origem tcheca 
Franz Kafka usasse roupas leves e só dormisse de janelas abertas - para que o ar circulasse -, mesmo no rigoroso inverno de Praga.

O escritor norte-americano 
Ernest Hemingway passou boa parte de sua vida tratando de problemas de depressão. Apesar da ajuda especializada, o escritor foi vencido pela tristeza e amargura crônicas. Hemingway deu fim à própria vida com um tiro na cabeça.

Recebido por e-mail

Conselho Deliberativo do Programa Pró Estágio será nomeado sexta


Na sexta-feira (5) o prefeito Florentino Neto irá nomear os membros do Conselho Deliberativo do Programa Pró Estágio, que tem o objetivo de oferecer a primeira oportunidade de estágio a estudantes do ensino médio das escolas da rede pública municipal.

O Conselho será formado por sete representantes de organizações, entidades e membros da sociedade, e terá como função fiscalizar e regulamentar todas as deliberações do Programa. O Conselho é quem definirá a quantidade de vagas por escola e quais unidades participarão do programa.

O Pró Estágio, destinado a estudantes entre 14 e 17 anos, é constituído por outros dois importantes órgãos: A escola, que irá selecionar os alunos tendo como parâmetro o rendimento escolar e a Secretaria do Trabalho, que irá fiscalizar, administrar e coordenar a intercomunicação com as empresas que irão oferecer as vagas.

O Conselho Deliberativo e Secretaria do Trabalho também ficarão responsáveis pelo acompanhamento e verificação do desenvolvimento do jovem na empresa para cumprimento do plano de estágio, de maneira que correções, intervenções e encaminhamentos possam ser realizados durante o período de 6 meses.

A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria do Trabalho, arcará com 50% do valor de cada bolsa-estágio oferecida por pessoas jurídicas de Direito privado, o pagamento de seguro de vida e acidentes dos bolsistas e os custos de gerenciamento, coordenação e administração do Programa.

No final do estágio a empresa deverá anotar a experiência na Carteira Profissional no campo de Anotações Gerais.

SECOM
Edição: Proparnaiba.com


Parnaíba: Empresários discutem crise da Eletrobras

Imagem: Proparnaiba.com

Os problemas com a distribuição de energia elétrica no Piauí serão discutidos na sexta-feira (05)  em Parnaíba, onde acontece a reunião do Conselho de Consumidores da Eletrobras Piauí.

Presidido pelo empresário Gilberto Pedrosa, o Conselho é um grupo consultivo, que intermedia a relação entre os consumidores e a empresa fornecedora de energia, sendo vinculado à Aneel. O grupo é composto por membros do setor industrial, agrícola, residencial e do governo.

Dentre as pautas previstas para discussão durante o encontro, está a situação do fornecimento de energia elétrica no norte do Piauí, a programação de investimentos no fornecimento de energia elétrica na região e o impacto da operação da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba – ZPE, no serviço de abastecimento.

PortalCostaNorte.com
Edição: Proparnaiba.com

Força Tática prende homem após espancar a esposa grávida de 4 meses



Homens da Força Tática de Parnaíba sob o comando do capitão Roberto Ronald, faziam uma patrulha de rotina por volta das 13hs 30 da tarde desta terça-feira (02/04), na localidade Lagoa da Prata, momento em  que avistaram uma pessoa no varão de uma bicicleta acenando para a viatura solicitando uma ordem de parada.

Os militares notando aquela atitude suspeita, resolveram fazer uma abordagem e constataram que o condutor da bicicleta tinha acabado de espancar a sua companheira, que era conduzida no varão daquela condução.

Após uma revista pessoal no agressor, os militares encontraram uma faca artesanal, que em seguida foi dada a ordem de prisão no acusado, onde ele e a vítima foram conduzidos a central da flagrantes.


A vítima de nome Regiane Gomes, de 18 anos, residente na localidade Lagoa da Prata, que está grávida de 4 meses, precisou da policia no momento em que era agredida pelo seu companheiro, identificado como Francisco de Paula de Sousa Araújo, de 24 anos, preso em flagrante delito pela força tática em razão do fato. .

 No cartório da central de flagrantes, a vítima disse que levou muitos socos e não soube informar se a lesão em cima do ombro foi provocada pela faca.
Os militares encontraram essa faca em poder de Francisco de Paula

O delegado Emerson Jean enquadrou Francisco de Paula na Lei Maria da Penha, por ameaça, agressão e lesão corporal.
.
A vítima disse que seu companheiro aparentava estar embriagado no momento da agressão.

Edição: Parnaibaelitoral
Fonte: Jr.Catita

Transportes escolares tem até 30 de abril para agendar vistoria

Imagem: Proparnaiba.com

Os prestadores do serviço de transporte escolar no município de Parnaíba tem até o dia 30 de abril de 2013, para comparecerem à sede da Prefeitura situada à Rua Itaúna para agendarem data e horário para vistoria de seus veículos.

A iniciativa cumpre determinação do Artigo 139 do Código de Trânsito Brasileiro, que não exclui a competência municipal de aplicar as exigências previstas em regulamentos de âmbito federal, para o transporte de escolares.

A Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e da Articulação com as Forças de Segurança destaca que o principal objetivo dessa vistoria é garantir aos usuários do serviço o pleno funcionamento de todos os itens de segurança para que seja proporcionado um transporte adequado às suas normas específicas.

Prestadores de serviços deverão procurar a sede da secretaria na Prefeitura, munidos de documentação pessoal e do veículo. Conforme  disponibilidade, a vistoria poderá ser realizada no mesmo dia.

Ascom PMP
Edição: Proparnaiba.com

Polícia Militar e Civil da cidade de Massapê-CE, faz prisão de dois acusados do assalto ao ônibus da Empresa Guanabara


Na madrugada dessa terça-feira, aconteceu um assalto em um ônibus da empresa Guanabara, que faz o trajeto de Parnaíba-PI a Fortaleza-CE.  
O assalto aconteceu entre Senador Sá e Massapê por volta de 1:30 da manhã de hoje 02 / 04 na CE 362.

Segundo o Major Valberto Melo que responde pela 4ª Cia. Da Polícia Militar, quatro elementos colocaram na via, pedras e tocos de madeira, fazendo com que o motorista parasse o ônibus. Dois deles armado com revolver, rendeu o motorista e os outros dois ficaram fora do veículo. 
Os dois no interior do ônibus tomaram os pertences dos passageiros que era em torno de vinte. Dos vintes passageiros, 17 tiveram seus pertences levados. 
Em um trabalho rápido e em conjunto, Polícia Militar e Civil, conseguiram fazer a prisão de dois acusados e a apreensão de um revolver de calibre 32 utilizado no assalto que estava na residência de um dos indivíduos e de uma faca. 

Os policiais chegaram até os bandidos, porque no momento do assalto, entre eles, pronunciaram o nome um do outro, foi como a polícia conseguiu chegar até eles. Dois estão presos e dois que o major acha que são menores, já estão identificados. 

Os pertences das vítimas, ainda não foram recuperados, mas o Major falou que é questão de tempo. Um dos acusados, foi reconhecido pelo motorista. Os dois presos, já tem passagem pela polícia, um responde por assalto e o outro já responde um latrocínio (assalto seguido de morte). 

Eles foram identificados como o Felipe Carneiro Braz de 20 anos natural de Fortaleza, que já responde um latrocínio e segundo a polícia, comanda o grupo e o outro conhecido por “Bigu” que estava com uma das armas na sua residência. Todos os envolvidos nesse assalto, são residente na cidade de Massapê. 

Mais um trabalho conjunto da Polícia Militar e Civil no comando do Major Valberto Melo e o Delegado Dr. Junior contra a bandidagem.

Plantão Alerta via Antônio Evandro Amanaiara
Blog Combate Policial

Jovem é preso suspeito de estuprar e matar brutalmente criança de nove anos no litoral




Darcio é acusado de ter matado um menino através de agressão
O jovem caseiro Dárcio Rodrigues dos Santos, de 23 anos, está sendo acusado da polícia de ter espancando e estuprado João Victor dos Santos Sousa, de 09 anos, em uma casa de praia, no bairro Coqueiro da Praia, em Luís Correia, litoral do Piauí, e depois arrastado o corpo, sem vida, do menino para a beira do mar por volta das 06h desta quarta-feira (03).
O menino vítima de agressão
Segundo Francisco Antônio dos Santos, padrasto do menino, a criança tinha manchas de espancamento no corpo e uma perfuração no peito direito. 

A tia do menino, Madalena dos Santos Sousa,  disse que viu Dárcio Santos  com seu sobrinho na noite na anterior. O corpo do menino foi levado pelo policial Robinson Castilho para o posto do IML de Parnaíba.

O major Pacífico, comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico, a CIPTUR, disse que o caso seria investigado para comprovação das causas da morte. Dárcio Rodrigues dos Santos foi retirado no local porque a população estava ameaçando linchá-lo.
Imagem Blog do Yuri Gomes

Imagem Blog do Yuri Gomes

Populares na delegacia de Luís Correia querendo linchar o acusado

Depois foi levado da delegacia de Luís Correia para a Central de Flagrantes em Parnaíba para autuação, pois as pessoas estavam revoltadas e tumultuavam. Dárcio disse que não matou e declarou que havia bebido na noite anterior, ficou muito embriagado; mas não a ponto de tamanha agressão.

Darcio Rodrigues dos Santos

Daniel Santos/Portal da Costa Norte
Chamada Geral

terça-feira, 2 de abril de 2013

Câmara Municipal adia audiência pública com diretores da Agespisa


Foi adiada por tempo indeterminado a a audiência pública que seria realizada nesta terça feira, para discutir as deficiências na prestação de serviços pela Agespisa, no tocante ao fornecimento de água à comunidade.
O motivo, segundo a presidente da Câmara, Neta Castelo Branco, foi a impossibilidade da vinda a Parnaíba de diretores da Empresa, de quem os vereadores esperam o compromisso de mais investimentos na ampliação da rede de distribuição em Parnaíba, ampliando o atendimento também para a zona rural, hoje abastecida com água de poços. A audiência foi proposta pelo vereador Antônio Cardoso.
Nova data será marcada, após a confirmação da vinda da direção, para ser ouvida na audiência. “Os diretores daqui não têm autonomia para resolverem nada”, afirmam os vereadores

Fonte: Blog do B.Silva

Parnaíba:Após denúncia, MP faz averiguação de combustível em posto

Imagem: Tacyane Machado

Na manhã desta terça-feira (02/04), o Ministério Público recebeu uma denúncia por meio de uma mulher identificada como Maria Ivanete, que disse ter abastecido em um posto de gasolina da cidade, e após isso, sua motocicleta modelo Pop teria dado problemas.
Gasolina retirada da moto

Em decorrência dos problemas, segundo ela, foi preciso levar à uma oficina mecânica, e lá constataram que era problema no combustível e quando este foi retirado do tanque aparecia uma substância que não era a gasolina.

Resultado do teste

A mulher procurou o promotor Antenor Filgueiras, e este a acompanhou até o posto de gasolina Pinheirão, localizado na Avenida Deputado Pinheiro Machado próximo a Delta acompanhado de dois fiscais do Procon Municipal.




No local, foram feitos testes na bomba de combustível apontado pela denunciante, porém os resultados foram positivos para o posto de combustível, já que não havia nenhum problema com a gasolina.

Há a suspeita de que a substância encontrada misturada ao combustível seja de procedência de um problema técnico da própria motocicleta.


Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

Servidores efetivos do município de Parnaíba aderem a greve

Imagem: Tacyane Machado

O SINDSEMPI - Sindicato dos Servidores Públicos Efetivos dos Municípios do Norte do Piauí realizou na manhã desta terça-feira (02/04), em frente a Prefeitura de Parnaíba, manifestação em prol do plano de cargos e salários dos servidores e reajuste salarial.

Um grande número de servidores ficaram de prontidão em frente do prédio do executivo em busca de uma resposta dos gestores. A partir desta data, os mesmos entraram de greve por tempo indeterminado.

De acordo com o presidente do sindicato, Eduardo Neves Marques no ano passado foi feita um paralisação com o intuito de promoverem o plano de cargo e salários para todos os servidores efetivos. "Fomos atendidos em parte com o plano da saúde com a promessa de que nesse ano se faria um úlimo plano para atender todos os outros servidores, o que não aconteceu".

De acordo com Eduardo, o sindicato passou três meses acompanhando e fiscalizando o orçamento do município para que disponibilizasse algo para o reajuste salarial. "Chegamos a propor 20%, porém, manipularam o que estava retido e ficou em 14%".

O presidente do sindicato disse que até o presente momento não houve chamamento por parte de ninguém. "Estamos preocupados, porque vemos todos os dias o inchamento geral das folhas de pagamento do município", afirmou Eduardo.



Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

Prefeito Florentino Neto dá portaria para quase 100 pessoas apenas na Secretaria Municipal de Saúde



Prefeito Florentino Neto (PT)

Herdeiro de uma das piores administrações da história de Parnaíba, onde foi vice de José Hamilton Castelo Branco, o prefeito Florentino Neto ainda não conseguiu colocar para funcionar, em quase 4 meses de governo, a deficitária estrutura de Saúde do município.


O exemplo dos PSF que enfrentam problemas por falta de profissionais e medicamentos, e dos consultórios odontólogos sem funcionamento ou com equipamentos com defeito, reflete apenas o que população parnaibana encontra diariamente em muitos centros de saúde mantidos pela Prefeitura de Parnaíba.

Mas, se a Saúde ainda não vai bem na maioria dos postos de saúde, no CAPS II, no consultório odontológico do CAIC e em muitos outros locais, há um lugar onde a Saúde de Parnaíba está bem até demais: Diário Oficial de Parnaíba.

O prefeito Florentino Neto autorização, somente para a Secretaria Municipal de Saúde, a nomeação de quase 100 portarias em cargos de comissão nas áreas de coordenação, gerência, diretoria e assessorias.

Florentino Neto quer resolver os problemas da Saúde distribuindo cargos e contracheques, enquanto a população implora por atendimento nos postos de saúde, os que funcionam, claro.

Fonte: Blog do Pessoa


Twitter
Twitter Twitter